O sistema elétrico brasileiro está se preparando para um aumento na demanda de energia em todo o país nesta sexta-feira (19) à noite, por conta da exibição do último capítulo da novela “Avenida Brasil”.

Em noites como essa, a carga no sistema se eleva em até 5% e a energia necessária para dar conta dessa demanda pode superar os 3.000 megawatts (MW), o equivalente à capacidade da hidrelétrica de uma cidade como Santo Antônio, em Rondônia.

Ao contrário do que se possa imaginar, porém, esse pico de consumo, chamado de “rampa” pelos agentes do setor, não acontece durante a exibição do programa, mas sim ao fim dele.

É que quando uma emissora transmite algo que chama a atenção de grande parte do público, o uso de energia diminui porque as pessoas tendem a ficar concentradas em frente à TV e deixam de realizar outras tarefas.

Imediatamente após o fim do programa, as pessoas partem para outras atividades, e o resultado é o acionamento simultâneo, em todo o país, de muitos equipamentos elétricos e é então que temos um pico no consumo de energia.