A Gerente de Atendimento do Procon Goiás, Rafaela Martins, no Sagres Sinal Aberto 

 

A final da Libertadores da América 2019 está marcada para o dia 23 de novembro, até então, no Estádio Nacional de Santiago, capital do Chile. A Conmebol decidiu o local da decisão em agosto do ano passado, será a primeira vez que a competição terá final em jogo único e o estádio foi definido antes do torneio começar.

Em agosto de 2018 não era possível prever o que estaria acontecendo no Chile um mês antes da data programada para o jogo final da Libertadores. O país passa por uma crise política, com manifestações contra o aumento de 30 pesos chilenos (0,17 reais) na tarifa do transporte público e o aumento de 9,2% na conta de luz. De acordo com relato de Cauan Biscaia, jornalista brasileiro que mora há oito anos no país, publicado no site UOL, os manifestos se estendem em razão da desigualdade social, baixos e estancados salários, saúde e educação privatizadas, sistema de previdência deficitário e uma insatisfação quase unânime pela classe política, seja esta de direita ou de esquerda.

Diante da situação nas ruas chilenas, as informações sobre a final da libertadores aparecem desencontradas em vários sites que acompanham os protestos no país e relacionam o momento com a proximidade da decisão do torneio. O evento deve atrair, principalmente, torcedores dos times finalistas, Flamengo e River Plate da Argentina.

No início da semana, o site Globoesporte.com afirmou que a Conmebol está monitorando o país, porém não cogita tirar a final do torneio de Santiago. A matéria do site ressalta que a entidade que regula o futebol sul-americano não trabalha com um plano B, para o caso de precisar trocar a sede do jogo, pois avalia que um mês é tempo suficiente para que os problemas políticos do Chile estejam resolvidos.

No início da tarde do domingo (20), a Conmebol se pronunciou sobre a situação do Chile. A confederação disse que está em contato com as autoridades chilenas e continuará analisando a situação do país. Confira a nota da entidade:

 comunicado conmebol

 

Com o local da final divulgado com antecedência, é possível que torcedores, os mais fanáticos, tenham comprado passagens aéreas para o Chile e reservado hotel no país para o jogo único da final. No Sagres Sinal Aberto da última quarta-feira, a Gerente de Atendimento do Procon Goiás, Rafaela Martins, afirmou que o consumidor que deseja desistir da viagem, pode entrar em contato com a empresa e solicitar a remarcação ou cancelamento. Se o consumidor estiver no Chile e não conseguir retornar ao Brasil, a empresa deverá pagar hospedagem. Fora do país, os brasileiros podem entrar em contato com o órgão pela internet, via Procon Web, pela plataforma proconweb.ssp.go.gov.br.

 

Confira este trecho da entrevista com a Gerente de Atendimento do Procon Goiás, Rafaela Martins, no Sagres Sinal Aberto

 

{source}
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/kbsMHlyJVOY?start=2463″ frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
{/source}