Imagens registradas por fotógrafo amador, enviadas à Rádio 730, flagram um caminhão da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), destinado à coleta seletiva, depositando lixo em um terreno baldio, em frente à Cooperativa de Reciclagem Beija Flor, no Setor Criméia Oeste.

O registro feito nesta segunda-feira, 1º de fevereiro, mostra materiais que deveriam ser destinados à reciclagem espalhados pela rua e pelo terreno, que fica próximo à margem do Córrego Botafogo.

Por telefone, a Presidente da Cooperativa Beija Flor, Vanuza Gonçalves da Silva explicou o fato. Segundo ela, o galpão da cooperativa estava cheio e por isso o caminhão depositou o lixo do lado de fora. “De imediato limpamos o local e colocamos o material no lugar correto”, informou.

alt

De acordo com Vanuza, a cooperativa Beija Flor é limpa, organizada e está a disposição para visitas e informações. “Este foi um fato isolado e alguém quis agir de má-fé”, justificou.

Em nota, a assessoria de imprensa da Comurg declarou que o procedimento foi totalmente contrário às determinações da Companhia e garantiu que providencias foram tomadas para que isso não ocorra mais.

Coleta

alt

O Programa de Coleta Seletiva da Prefeitura de Goiânia começou a ser implementado em 2008. A princípio foram implantados pontos de entrega voluntária de materiais recicláveis (PEVs), onde a população foi incentivada a levar voluntariamente seus materiais recicláveis. Hoje, o município conta com 129 PEVs.

A partir de novembro do ano passado teve início o programa de Coleta Seletiva Porta a Porta, realizado por caminhões do tipo baú, com identificação sonora própria (como o das imagens), nos quais trabalham dois funcionários.

Todo o material arrecadado pela Comurg é doado a cooperativas e associações de catadores para que seja destinado à reciclagem.