O Flamengo é o legítimo campeão da Copa do Brasil 2022. Se existe algo incontestável é o merecimento desta conquista, numa final rica de emoção contra um dos mais tradicionais rivais, o Corinthians. Ali, além das duas maiores torcidas no futebol brasileiro da atualidade, estavam também representantes dos dois estados mais importantes no mundo da bola, do País: Rio de Janeiro e São Paulo.

Leia também: Rodinei vence duelo com Cássio e se torna herói após anos de críticas

Diante de tantos detalhes relevantes, o jogo da final só poderia mesmo ter sido como foi: emoção do apito de Wilton Pereira Sampaio, para começar, ao pênalti batido pelo lateral Rodinei, que sacramentou a conquista flamenguista.

Logo aos seis minutos do primeiro tempo Pedro fez 1×0 para o Flamengo. Parecia que não haveria tanto sofrimento, mas ficou na aparência: o Corinthians valorizou muito o feito flamenguista. O primeiro tempo terminou com a vitória parcial do Flamengo, mas no segundo tempo o Corinthians veio com muito mais raça e disposto a reverter a situação.

Martelou em uma zaga bem postada e com o gigante Santos no gol, mas empatou aos 36 minutos, com Giuliano. Como o primeiro jogo da decisão, acontecido na Arena Neo Química também terminou empatado, a decisão foi para os pênaltis. Fábio Santos bateu o primeiro e converteu. A primeira cobrança para o Flamengo foice de Felipe Luís e o goleiro Cássio defendeu.

Giuliano converteu para o Corinthians, David Luiz para o Flamengo, Renato Augusto converteu para o Corinthians e Léo Pereira para o Flamengo. Na sua quarta cobrança o Corinthians desperdiçou com o lateral Fagner chutando no travessão. Éverton Ribeiro converteu para o Flamengo, Yure Alberto para o Corinthians, Gabriel Barbosa para o Flamengo, Maycon converteu para o Corinthians, Éverton Cebolinha para o Flamengo.

Vieram então as duas últimas batidas da disputa: Mateus Vital isolou a bola para a arquibancada e Rodinei converteu para o Flamengo, garantindo com justiça, o título para o time carioca. Coube a um jogador muito contestado pela torcida, que está com o contrato vencendo com o Clube neste final de ano ser o herói da conquista.

Esta quarta conquista da Copa do Brasil coloca o Flamengo entre os três maiores campeões da competição: o Cruzeiro foi quem mais conquistou, seis vezes, o Grêmio de Porto Alegre vem em segundo com cinco e o Flamengo agora tem quatro. Corinthians três vezes, Atlético Mineiro duas e Fluminense, Internacional de Porto Alegre, Vasco, Santos, Atléthico Paranaense, Sport Recife, Santo André, Juventude, Criciúma e Paulista com uma vez cada fecha a lista.

Com a conquista, o Flamengo leva mais 60 milhões de reais para sua pomposa conta bancária. Como já havia faturado pelas passagens de fase na competição 16 milhões e 800 mil, o Flamengo faturou ao todo nada menos do que 76 milhões e 800 mil reais.

Detalhe a parte na festa foi a beleza do Maracanã lotado outra vez. Ao final duas faixas exibidas por flamenguistas resumem o estado de espírito do torcedor: “Em céu de urubu, gavião não voa”; “Gavião que deixa a decisão para o céu do urubu, leva chumbo”.