O governador Marconi Perillo formalizou junto ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o pedido de envio da Força Nacional de Segurança Pública para a região do entorno do Distrito Federal, com intuito de reduzir os índices crescentes de violência nos municípios próximos a Brasília. Na próxima segunda-feira 70 homens do efetivo nacional já vão ser disponibilizados para atuar na região.

“Já estamos solicitando para que esse número seja maior e, além disso, nós também solicitamos o apoio para polícia judiciária. Nós temos mais de 10 mil inquéritos que precisam ser acelerados. As nossas forças são insuficientes e julgamos também que era importante pedir esse apoio”, comentou o governador Marconi Perillo.

Na audiência, o governador também pediu ao ministro da Justiça para que o governo federal ajude o estado de Goiás no pagamento de complementação salarial para policiais que atuam no entorno do distrito federal, além do aumento de vagas no sistema penitenciário, e a criação de um fundo destinado apenas à segurança do entorno de Brasília.

Na avaliação do secretario de Segurança Pública, João Furtado, a reunião consolidou a parceria do governo federal com o governo estadual. “O governo federal e o governo estadual estão de mãos dadas, com todas as políticas possíveis, todos os recursos, e as limitações orçamentárias que a união e o estado de Goiás estão experimentando, mas estão de mãos dadas nas ações de segurança, não só no estado de Goiás, mas com foco principalmente no entorno. A população do Entorno deve esperar uma mudança nas políticas de segurança dessa região”, analisou João Furtado.

“Eu quero tranqüilizar a população de Brasília que sofre com esse problema, tranqüilizar a população do entorno com essa parceria”, ressaltou. Ao justificar a convocação da Força de Nacional de Segurança Pública, o Secretário citou o exemplo de Águas Lindas, que registrou no ano passado 92 homicídios e, neste ano, somente nos três primeiros meses, foram registrados 30 homicídios, um acrescimento de 43% em relação ao mesmo período no ano passado.