O papa Francisco chegou a Brasil às 15h45. Quinze minutos depois ele desembarcou do avião, pisou em solo brasileiro, e foi recebido pela presidente Dilma Rousseff, que o apresentou a demais autoridades presentes na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro.
Em seguida, o papa foi levado por um carro de passeio até a Catedral Metropolitana. No trajeto, o veículo do pontífice foi cercado por fiéis que tentavam tocá-lo. Os seguranças que faziam a escolta a pé tiveram muitas dificuldades para conter os populares.
Na Catedral Metropolitana, Francisco embarcou no papamóvel e desfilou por ruas do centro do Rio de Janeiro. No caminho, o papa beijou algumas crianças e acenou para a multidão que lotava as vias por onde ele passava.
Com o papamóvel, Francisco foi até o Teatro Municipal, onde voltou a entrar em um carro de passeio e se deslocou até o III Comando Aéreo Regional (COMAR). Na base, o pontífice embarcou em um helicóptero com destino ao Palácio Guanabara, onde fará um discurso e se encontrará novamente com a presidente Dilma Rousseff e com o governador Sérgio Cabral.