O Encontro Fraterno Auta de Souza (EFAS) é um evento espírita que proporciona aos seus participantes a troca de experiências, estudo da Doutrina Espírita e trabalho no campo do bem.

Este evento ocorre geralmente nos fins de semana e é realizado por várias Casas Espíritas espalhadas pelo Brasil e o Mundo.

Histórico

Na XXX CONCAFRAS-PSE, em Brasília, realizada em fevereiro de 1986, foram realizados previamente (durante a preparação da Concafras-Pse em 1985), 8 Encontros, tratando de áreas específicas de assistência e promoção social.

Esses encontros receberam inicialmente o nome de Pré-cursos.

Esses Pré-cursos receberam o nome de Encontro Fraterno Auta de Souza, em homenagem à mentora da Concafras-PSE.

Os Encontros Fraternos se espalharam pelo Brasil com muita rapidez e intensidade.

Por que participar?

O EFAS é uma excelente oportunidade de treinamento de voluntários espíritas e não espíritas. Os cursos são teóricos e práticos(…)

Jesus tem por missão encaminhar a humanidade terrestre ao bem, disponibilizando condições para que o ser humano evolua em conhecimento e em moralidade: “Tendo por missão transmitir aos homens o pensamento de Deus,somente a sua doutrina, em toda a pureza, pode exprimir esse pensamento.(….)”

A gênese. Tradução de Guillon Ribeiro. 50. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2006. Cap. 17, item 26, p. 432.

Ensinar, mas fazer; crer, mas estudar; aconselhar, mas exemplificar; reunir, mas alimentar.(…) Sigamos para a frente, buscando a inspiração do Senhor.

Bezerra de Menezes; médium Francisco Cândido Xavier, Uberaba, MG.) (Reformador – dez/1975)

Nos conclaves doutrinários

Somente empreender conclaves doutrinários como iniciativas de aproximação e planejamento de trabalho, a serem naturalmente entrosadas com as organizações centrais e regionais, responsáveis pela marcha evolutiva do Espiritismo. Não há ordem sem disciplina.

(Conduta Espírita, cap. 17. André Luiz, Chico Xavier)

CAMPANHA CAMILO CASTELO BRANCO

É uma Campanha com o objetivo de esclarecer a sociedade sobre este alto índice que interrompe bruscamente a reencarnação na Terra.

A vida é um dom de Deus. O homem e a mulher não têm o direito de dispor da sua própria vida, pois esse ato não acaba com o sofrimento humano.

A pessoa à beira do suicídio deve procurar ajuda”, declarou Marivaine Ferreira Dias, uma das organizadoras da Campanha.

Em todo o País, a Camilo Castelo Branco é realizada em locais de grande circulação de pessoas como praças, feiras, lar de crianças e idosos. Durante o ato em favor da vida são feitas encenações teatrais sobre o tema, atividades esportivas, lúdicas, distribuição de mensagens, exposição de faixas e banners, apresentação de vídeos, aferição de pressão e conversas fraternas.

Camilo Castelo Branco é um dos mais importantes romancistas portugueses do século 19.
Atuou como historiador, tradutor, romancista, cronista, dramaturgo e crítico; recebeu reconhecimento por suas obras ainda vivo. Tirou a própria vida em junho de 1890 e por meio da mediunidade de Ivone A. Pereira trouxe a obra Memórias de Um Suicida, onde relatou todo o sofrimento dos suicidas no plano espiritual.

Uma pessoa que pensa em se matar te procura.

O que fazer?

– Ouça com atenção e cordialidade.
– Não julgue, não doutrine, não condene.
– Ofereça apoio emocional.
– Demonstre compaixão, respeito e ofereça ajuda;
– Incentive-o a buscar tratamento médico, psicológico e espiritual.
– Não finja que nada está acontecendo.

Divaldo P. Franco – Vida Feliz (Joanna de Ângelis) 50.

Ouça o Fraternidade em Ação todo domingo às 9h da manhã na Sagres 730