O “Fraternidade em Ação – Navegando em Tom Maior” é uma produção realizada pelo “Centro Espírita Caridade o Caminho” que leva você a vibrar pelas ondas do bem. Todo domingo, a partir das 9h, na Rádio Sagres 730, de Goiânia, você acompanha uma edição inédita.

O dominical vai ao ar às 9h DA MANHÃ, após o Raiz Brasileira com Justino Guedes, e tem a apresentação de Sebastião Ribeiro, Monica Fernanda e Jonathas Procópio.

Edição e montagem Roberval Silva.

Confira o tema do programa desta semana, que repercute os assuntos que remetem à reflexão sobre o mundo, a vida, a paz de espírito, a religiosidade e a importância de confraternizar.

 

O MESTRE, O PROFESSOR E A CRIANÇA

JESUS, O MESTRE

O único título que Jesus reclamou para si, ainda que fizesse jus às mais excelentes denominações honoríficas que possamos imaginar, foi o de “Mestre”. Esse o título por ele reivindicado, porque, realmente, Jesus é o Mestre excelso, o Educador incomparável.

Em torno do Mestre. Vinicius. Parte 1, cap. Jesus, O Mestre.

PROFESSORES DIFERENTES

(…) Seja qual for o ensinamento de que se façam intérpretes, roga à Sabedoria Divina te inspire a conduta, a fim de que não percas o merecimento da escola a que a vida te conduziu.

Ainda mesmo em lágrimas, lê, sem revolta, no livro do coração, as páginas de dor que te imponham, ofertando-lhes por resposta as equações do amor puro, em forma de tolerância e bondade, auxílio e compreensão.

Recorda que o próprio Cristo, sem débito algum, transitou, cada dia, na Terra, entre esses professores diferentes do espírito.

Emmanuel- Chico Xavier

SER PROFESSOR

(…) O professor é quase um segundo pai e a professora, uma segunda mãe, pois ambos têm o poder de influenciar sobremaneira, na formação dos caracteres de seus alunos.

Por isso, a profissão do educador é uma das mais nobres e, também, de grande responsabilidade.

Se todo professor tivesse consciência da gravidade da ação que exerce sobre seus educandos, certamente a nossa sociedade seria melhor.

Ser professor é muito mais do que passar teorias e conceitos. É edificar pelo próprio exemplo.

É romper com os modelos ultrapassados de incutir na cabeça do educando fórmulas prontas. É incentivar a criatividade, permitindo o surgimento de mentes mais preparadas para a construção de um mundo novo, onde não haja lugar para o preconceito, para a hipocrisia, nem para a subjugação dos mais fracos.

Ser professor, finalmente, é poder aplicar o amor na sua mais expressiva manifestação de sublimidade. É fazer brilhar no íntimo de cada aluno, a chama sagrada que o Criador ali depositou.

Redação do Momento Espírita.

CRIANÇAS

“Vede, não desprezeis alguns destes pequeninos…” Jesus (Mateus, 18:10)

Quando Jesus nos recomendou não desprezar os pequeninos, esperava de nós não somente medidas providenciais alusivas ao pão e à vestimenta. Não basta alimentar minúsculas bocas famintas ou agasalhar corpinhos enregelados. É imprescindível o abrigo moral que assegure ao espírito renascente o clima de trabalho necessário à sua sublimação (…).

Livro Fonte Viva Pelo Espírito Emmanuel Médium Francisco Cândido Xavier. Capítulo 157.

A CRIANÇA

Se nos propomos a edificar o futuro com o Cristo de Deus é necessário auxiliar a criança.

Se desejamos solucionar os problemas do mundo, de maneira definitiva, é indispensável ajudar a criança (…).

(…) Urge, pois, não amparar a criança, mas educar a criança e induzi-la ao esforço de construção do Mundo Melhor.

Espírito Batuíra Médium Francisco Cândido Xavier da obra Despertador – Junho/Julho de 1976.