O programa Fraternidade em Ação desta semana repercute os assuntos que remetem à reflexão sobre o mundo, a vida e a paz de espírito.

O dominical vai ao ar às 9h DA MANHÃ, após o Raiz Brasileira com Justino Guedes, e tem a apresentação de Sebastião Ribeiro, Monica Fernanda, Jonathas Procópio e William Batista.
Edição e montagem: Roberval Silva ( voluntários).

Um oferecimento do Centro Espírita Caridade O Caminho.

NESTE DOMINGO (11) ÀS NOVE HORAS DA MANHÃ NA RÁDIO SAGRES 730

Confira o tema do programa desta semana.

SOLIDARIEDADE

Livro Seguindo juntos —
Autores diversos
Espírito Emmanuel
Médium Chico Xavier

Lição 16

Civilização e solidariedade

Numerosos os companheiros que se creem modelos acabados de humanismo. São repositórios vivos da cultura de todos os tempos. Descerram ilimitados horizontes à inteligência e, debruçados sobre publicações, falam de ciência e filosofia, dominando os mais altos conhecimentos.

Entretanto, não toleram o mínimo contato com os sofrimentos do próximo.
Nada sabem acerca das criaturas que se arrastam, em torno das peças primorosas que pronunciam.

Supõem-se líderes de educação e progresso, mas admitem como sendo indignidade para eles o trato pessoal com o homem calejado no trabalho que o alfabeto ainda não alcançou; 5 julgam impropriedade, na altura em que se encontram, qualquer atenção caridosa para com as mães abandonadas em telheiros de angústia; 6 acreditam que lhes é inconveniente assumir responsabilidade na proteção à criança que abordou o Plano físico pelo renascimento considerado ilegal e categorizam por marginais pobres irmãos que tombam na estrada, enfermos e subnutridos…

Emitem conceitos profundos, em matéria de espiritualidade e religião, mas desconhecem totalmente os desesperados, os ignorantes, os obsessos, os toxicômanos, as vítimas do aborto, os desempregados, os descrentes, os velhos banidos do lar, os recalcados quase sempre no rumo de penitenciárias ou manicômios, os párias sociais de todas as procedências…

Exaltemos a técnica e desenvolvamos o saber, sem os quais a vida terrena jazeria indefinidamente na selva, mas inclinemo-nos na direção dos que carregam fardos mais pesados do que os nossos, honorificando a solidariedade.

Penetremos os recessos da psicologia da nossa época, auscultemos os problemas, as aflições, as provas e as necessidades que nos rodeiam, oferecendo o concurso de que sejamos capazes à solução e ao amparo de que careçam nossos irmãos ainda infelizes.

Não somos chamados tão somente a viver e aprender, mas também a conviver e auxiliar.
Civilização sem amor é subida espetacular para salto nas trevas.

Cultura que não guia a retaguarda, por intermédio de compaixão e serviço, é comparável à indiferença do pastor que entrega o rebanho aos lobos da violência.

Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

Livro Mais luz —
Espírito Batuíra
Médium Chico Xavier

Lição 99

Solidariedade

Benditos aguilhões da vida que nos impulsionam para a frente.

A forja da provação funciona para todos. Hoje um de nós, amanhã outro de nós.

Doemos nossas mãos em solidariedade fraternal. Amparemo-nos.

Uma planta, por mais preciosa, está exposta no campo à influência dos parasitos que, por vezes, lhe ameaçam as melhores possibilidades.

Somos uns pelos outros. Pertencemo-nos. Estendamos nossos braços aos companheiros em necessidade. E, quanto ao mais, avancemos.

Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

Livro Palavras de vida eterna — Espírito Emmanuel
Chico Xavier

Lição 92

Solidariedade

“Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram.” — PAULO (Romanos, 12.15)

Realmente, na Terra, é mais fácil chorar com os que choram.
Em muitas circunstâncias, mágoas alheias servem de consolação para nossas mágoas.
Quem carrega fardos enormes como que nos estimula a suportar os estorvos leves.
Num desastre qualquer, que nos teria colhido, inclinamo-nos, comovidamente, para as vítimas, guardando, muita vez, a ilusão de que fomos agraciados por Deus, como se a responsabilidade de moratórias e empréstimos, que nos são concedidos pela Misericórdia Divina, dentro da Lei, fosse para nós regime de favoritismo e exceção.
Ajudar aos que se encontram em provações maiores que as nossas é caridade sublime; no entanto, é forçoso reconhecer que aconselhar paciência aos que choram, na posição de superiores tranquilos, é o mesmo que falar à margem de um problema, sem estar dentro dele.
Com isso, não queremos diminuir o valor da beneficência. Sem ela, nossas mãos se fariam garras de usura e o egoísmo transformaria a Terra num manicômio.
Desejamos simplesmente afirmar que é mais fácil chorar com os que choram, que alegrar-se alguém com os que se alegram; porquanto, ajudar com o pão ou com a alegria que nos sobram é ato que podemos realizar sem dificuldade, ao passo que, para regozijar-nos com o regozijo dos outros, sem qualquer ponta de inveja ou despeito, é preciso trazermos suficiente amor puro no coração.

(Reformador, março 1961, página 50)

Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

Livro: Luz e vida —
Espírito Emmanuel
Médium Chico Xavier

Lição 20

Solidariedade

Cada vez que te dispões a aliviar a carga que ainda pesa nos ombros de teus irmãos, estarás formando amigos que te aliviarão no momento justo em que a carga das provas necessárias à tua própria vida venha a pesar nos teus.

Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.

Livro: A semente de mostarda Espírito Emmanuel
Médium Chico Xavier

Lição 16

Solidariedade

Se já dominas a ti mesmo, ampara aqueles que ainda não conseguem evitar a própria irritação.

Se te sentes com saúde, socorre o doente.
Se estás forte, auxilia aos mais fracos.
Se tens algum dinheiro, faze a doação de alguma parcela ao necessitado que espera a bênção de um pão.

Solidariedade é lei da vida.
Hoje consegues apoiar alguns, amanhã, talvez precisarás do apoio de todos.

Citação parcial para estudo, de acordo com o artigo 46, item III, da Lei de Direitos Autorais.