UNIVERSIDADE DE FORMAÇÃO ESPIRITUAL

“[…] um templo Espírita é uma Universidade de formação espiritual para as criaturas humanas, e por isso o Espírito de Emmanuel, que nos orienta as atividades desde 1931 empresta a maior importância ao Templo Espírita […].
Por exemplo, numa Faculdade de ensino superior que nos merece o máximo acatamento, nós aprendemos Ciências que vão aperfeiçoar os nossos recursos intelectuais. Mas, no Centro Espírita, orientado segundo os preceitos do Evangelho, nós vamos encontrar os estudos e raciocínios adequados à nossa necessidade de vivência em paz no mundo com a vivência igualmente do Amor uns para com os outros, segundo o ensinamento de Jesus, que nós não podemos esquecer: ‘Amai uns aos outros como eu vos amei…’”
(Emmanuel, Entrevistas, 5. ed., p. 114-115).

 

SANTUÁRIO DE RENOVAÇÃO MENTAL

“O Centro de Espiritismo Evangélico, por mais humilde, é sempre santuário de renovação mental na direção da vida superior.
Nenhum de nós que serve, embora com a simples presença, a uma instituição desta Natureza, deve esquecer a dignidade do encargo recebido e a elevação do sacerdócio que nos cabe. […].
Um Centro Espírita é uma escola onde podemos aprender e ensinar, plantar o bem e recolher-lhe as graças, aprimorar-nos e aperfeiçoar os outros, na senda eterna”.
Francisco Cândido Xavier (Autores diversos, Educandário de luz, 2. ed., p. 90).

LOCAL DE ESTUDO DAS LEIS UNIVERSAIS

“Um templo espírita não é simples construção de natureza material. É um ponto do Planeta onde a fé raciocinada estuda as leis universais, mormente no que se reporta à consciência e à justiça, à edificação do destino e à imortalidade do ser.” Emmanuel (Emmanuel e André Luiz, Estude e viva, 6. ed., p. 206).

ESCOLA

“Um templo espírita é, na essência, um educandário em que as leis do Ser, do Destino, da Evolução e do Universo são examinadas claramente, fazendo luz e articulando orientação, mas, por isso, não deve converter -se num instituto de mera preocupação academicista.”
Emmanuel (Emmanuel e André Luiz, Estude e viva, 6. ed., p. 222).

POSTO AVANÇADO DO CRISTIANISMO REDIVIVO

“À face disso, cada núcleo de atividade espírita evidenciando-se na condição de posto avançado do Cristianismo redivivo, há de ser, por força de suas próprias finalidades, um campo de peleja moral, onde os lidadores atuam, armados com recursos da alma, quais sejam o entendimento e a tolerância, a bondade e a paciência, a humildade e a abnegação, baseados no amor que o Cristo nos legou.”
Francisco Cândido Xavier (Autores diversos, Educandário de luz, 2. ed., p. 62).

NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL

“O Centro Espírita também é, em nome do amor, o Núcleo da assistência ativa à fome física, à nudez, à dor, multiplicando os braços de Jesus no mister abençoado do auxílio, distribuindo a bondade, santa e boa, sem preconceito nem interesse, sem desejo proselitista nem imposição adesiva.”
Djalma Montenegro de Farias (Diversos espíritos, Sementeira da fraternidade, 3. ed., p. 234).

LAR

“Um templo espírita, revivendo o Cristianismo, é um lar de solidariedade humana, em que os irmãos mais fortes são o apoio aos mais fracos e em que os mais felizes são trazidos ao amparo dos que gemem sob o infortúnio.” Emmanuel (Emmanuel e André Luiz, Estude e viva, 6. ed., p. 223).

TEMPLO

“Da mesma forma é templo de oração, destituído de ritualística, de cerimonial, de qualquer tipo de culto externo, caracterizando-se pela simplicidade, sendo agradável e propício à elevação dos pensamentos a Deus e à ação da caridade em todas as suas expressões.”
Vianna de Carvalho (Reformador, out. 1995, n. 1999, p. 12).

HOSPITAL

“Lugar de reequilíbrio e de harmonia, é também, hospital de almas, no qual terapias especializadas – passes, água fluidificada (bioenergia), oração, desobsessão e iluminação de consciência – facultem a saúde do corpo, da mente e do espírito, emulando o paciente ao avanço, à vitória sobre si mesmo, sobre as paixões primitivas, que nele predominam.”
Vianna de Carvalho (Reformador, out. 1995, n. 1999, p. 12).