O BOM SAMARITANO E A INDIFERENÇA

(…) Mas um samaritano que ia de viagem chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão. E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, aplicando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem e cuidou dele. E, partindo ao outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele, e tudo o que de mais gastares eu to pagarei, quando voltar. (Lucas 10:33-35)

O Bom Samaritano representa um jeito de viver. Ele nos convida a vencer a atitude de indiferença que ainda é manifestada por nós . O Samaritano não virou o rosto nem passou do outro lado, mas, pelo contrário, “viu e sentiu compaixão”.

(…) Quanto menor a consciência, maior é o risco da indiferença caminhar para o alheamento, que faz com que o ser humano não reconheça o outro como um semelhante, desqualificando-o e não o respeitando na sua integridade física, psíquica, moral e até mesmo espiritual. O outro passa a ser apenas um fornecedor ou portador de objetos, valores ou desejos. Nada mais vale além disso. E esta é a real origem da violência que nos espanta, amedronta e paralisa. Se o pai é um empecilho, elimina-se. Se aparece o impulso para dar vazão à violência, incendeia-se o mendigo.(…)

EGOÍSMO E INDIFERENÇA

O egoísmo leva a criatura a fixar-se em si somente, a querer todas as vantagens e benefícios para si ou primeiramente para si, sem qualquer cogitação para com as necessidades dos outros. Desperta na criatura o apego patológico às pessoas, aos bens materiais, às situações. Produz frieza emocional, distanciamento das privações dos outros, indiferença.

Consequências do egoísmo

Insatisfação porque deseja ter sempre mais e isso não tem limites, vazio existencial, incapacidade de se relacionar, repressão dos sentimentos de amor e de fraternidade e a inconsciência de uma vida interna e eterna. O medo de perder o que possui leva à desconfiança em relação aos amigos e conhecidos e ao isolamento.
Egoísmo, doença da alma
“A pessoa termina possuída por aquilo que deseja possuir”.(Izaías)

Hammed -As dores da alma.
Izaías Claro-Depressão: causas,consequências e tratamento.

Qual a causa do nosso egoísmo?
“O egoísmo e o orgulho têm a sua fonte num sentimento natural: o instinto de conservação. (… ) De nenhum modo Deus criou o homem egoísta e orgulhoso; criou-o simples e ignorante; foi o homem que se fez egoísta e orgulhoso exagerando o instinto que Deus lhe deu para a sua conservação.”
Allan Kardec -Obras Póstumas

Essa doença é grave?
Questão 913: Dentre os vícios, qual o que se pode considerar radical?
“Temo-lo dito muitas vezes: o egoísmo. Daí deriva todo mal. Estudai todos os vícios e vereis que no fundo de todos há egoísmo. Por mais que lhes deis combate, não chegareis a extirpá-los, enquanto não atacardes o mal pela raiz, enquanto não lhe houverdes destruído a causa (…).”
Allan Kardec – O Livro dos Espíritos

Essa doença é grave?
Questão 785 : Qual o maior obstáculo ao progresso?
“O orgulho e o egoísmo. Refiro-me ao progresso moral, porquanto o intelectual se efetua sempre. À primeira vista, parece mesmo que o progresso intelectual reduplica a atividade daqueles vícios, desenvolvendo a ambição e o gosto das riquezas (…).”
Allan Kardec – O Livro dos Espíritos

Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, tire as suas dúvidas e confira como se proteger da doença