Os candidatos Fred Rodrigues (PL) e Sandro Mabel (União Brasil) vão disputar o segundo turno para a gestão municipal da capital Goiânia para os próximos quatro anos. Os candidatos tiveram respectivamente 31,14% e 27,66% das intenções de voto para prefeito. Adriana Accorsi, com 24,44%, Matheus Ribeiro, com 6,81%, Vanderlan Cardoso, com 6,57%, Rogério Cruz, com 3,14% e Professor Pantaleão, com 0,24%, completaram a disputa.
Tanto Fred Rodrigues quanto Sandro Mabel participaram da série de sabatinas do Sistema Sagres de Comunicação, o Pauta Eleições 2024. Abaixo, confira o resumo das principais propostas dos prefeitáveis relacionadas à Educação e desenvolvimento sustentável.
Fred Rodrigues (PL)
Principais propostas para Educação:
Vagas em CMEIS: Entre as principais propostas elencadas pelo candidato para as pautas educacionais em Goiânia, aparece a criação de um “Voucher creche”. Assim, o instrumento poderá ser utilizado para oferecer o acesso da população em estado de vulnerabilidade socioeconômica às creches particulares. Dessa forma, a prefeitura assegura uma porcentagem do custo mensal.
Infraestrutura: Para a criação de novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS), a candidatura propõe a priorização de “áreas carentes”, identificadas após a condução de estudos em áreas com grande demanda de vagas.
Tempo integral: O candidato Fred Rodrigues (PL) propõe a ampliação da oferta de ensino em tempo integral nas unidades de Educação Infantil e nas demais séries da Educação Básica de Goiânia.
Militarização das escolas: Entre os pontos centrais de sua candidatura, pode-se citar a proposta de militarização das escolas do 6º ao 9º ano. Além disso, a estratégia também pretende associar a educação em período integral.
Principais propostas para o meio-ambiente:
Plano Diretor: Em relação ao desenvolvimento urbano da capital goiana, o candidato pelo Partido Liberal (PL) destaca a revisão do Plano Diretor do município. Segundo a proposta, o documento deve atender às necessidades de habitação, áreas verdes e infraestrutura.
Transportes alternativos: A utilização de bicicletas, além da disponibilização de estações gratuitas para aluguel de patinetes comuns e elétricos. Em seu Plano de Governo, essas ações são associadas à diminuição do trânsito, poluição e promoção da sustentabilidade.
Para conhecer mais detalhes das propostas do candidato Fred Rodrigues (PL), assista a entrevista na íntegra:
Sandro Mabel (União Brasil)
Principais propostas para Educação:
Vagas em CMEIS: Para enfrentar o déficit de vagas na Educação Infantil, o candidato Sandro Mabel (União Brasil) destaca a necessidade de construção de 40 novas unidades em Goiânia. Segundo ele, no início de seu mandato, como providência emergencial, a aposta será em parcerias com instituições particulares.
Tempo integral: A candidatura aponta a ampliação da educação em tempo integral no município, em articulação com os governos estadual e federal. Para isso, ao citar a deficiência do número de professores na rede municipal, o candidato destaca a possível contratação de novos profissionais, mas aposta no que classifica como “otimização” dos recursos humanos disponíveis.
Alfabetização: Em sua candidatura, Sandro Mabel destaca a condução de uma política de alfabetização na idade certa. A estratégia seria articulada com políticas já existentes no âmbito estadual e federal, como o Programa AlfaMais e o Compromisso Nacional pela Criança Alfabetizada, respectivamente.
Educação inclusiva: O candidato do União Brasil aposta na implementação do Centros Municipais de Apoio à Inclusão (CMAIs), locais destinados para a educação dos estudantes público-alvo da educação inclusiva. Nesse sentido, aponta como exemplo a criação de salas específicas, usadas em algumas disciplinas, com material adaptado às necessidades desses estudantes.
Principais propostas para o meio-ambiente:
Desenvolvimento urbano: Durante entrevista ao Pauta Eleições, o candidato Sandro Mabel (União Brasil) destacou o incentivo à presença de indústrias em Goiânia. Sobre o assunto, apontou a intenção de construção de unidades, como galpões, por exemplo, em áreas próximas a áreas com alta densidade populacional.
Criação de programas: Entre as propostas do candidato à gestão municipal, aparecem a criação da Política de Incentivo ao Plantio de Árvores; o Programa de Uso e Ocupação das Áreas Verdes com exploração de hortas e agricultura urbana e a execução do Plano de Prevenção de Catástrofes e Monitoramento de áreas de risco no município.
Educação ambiental: Como ação em educação para a população, seu Plano de Governo prevê a implementação dos núcleos de educação ambiental, as “EcoBrinquedotecas”, em parceria com o terceiro setor.
Para conhecer mais detalhes das propostas do candidato Sandro Mabel (União Brasil), assista a entrevista na íntegra: