O empresário José Batista Júnior, o Júnior Friboi, se filia nesta quarta-feira (15), às 15h, ao PMDB de Goiás. Ele pediu desligamento do PSB, partido que presidia, para tentar ser candidato ao governo do Estado no próximo ano apoiado pela oposição. O evento será no auditório Costa Lima da Assembleia Legislativa.

Lideranças de vários partidos, deputados federais e estaduais, prefeitos do interior e vereadores participarão do ato de filiação. A maior liderança do partido em nível nacional, o vice-presidente da República e presidente licenciado do PMDB, Michel Temer, virá à filiação. Ele foi o principal articulador da ida de Friboi para o partido. O senador Valdir Raupp (PMDB-RO), presidente em exercício do PMDB nacional, também deverá participar.

O ex-prefeito de Goiânia e um dos nomes do partido à sucessão estadual, Iris Rezende, não irá ao evento. Ele mostrou descontentamento com a forma como a direção nacional do partido costurou a ida do empresário para o PMDB. À imprensa ele reclamou que o diretório e membros da executiva estadual não foram consultados. Embora Friboi tenha sido anunciado como o candidato do partido para 2014, Iris e alguns membros disseram que o empresário terá que conquistar espaço dentro da legenda, apresentar projetos para a campanha e que ele chega apenas como “soldado”.

A organização espera a presença do ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, que também já se filiou ao partido com o mesmo intuito de Friboi. No entanto, ele não conseguiu ser o candidato ao governo em 2010.