O frio intenso, em boa parte da região centro-sul do Brasil, está terminando. A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Tempo Clima PUC Minas.

Segundo a previsão do tempo, a temperatura deverá voltar a subir em três ou quatro dias. 

“As mínimas devem aumentar no início da semana que vem”, afirma o meteorologista Heriberto dos Anjos do Tempo Clima.

A meteorologista Morgana Almeida, do Inmet confirma uma possível trégua do frio no fim de semana.

“Até sexta-feira, continua frio. A partir de sábado (8), começa a melhorar um pouco. No período da manhã, deve continuar frio e, durante a tarde, esquentar mais”, afirma.

Motivo

O que trouxe o frio nos últimos dias foi a passagem de uma intensa massa de ar frio pelo Oceano Atlântico, migração de um anticiclone sub-polar, explica o Inmet.

A tendência é que ela comece a se afastar a partir dessa quinta-feira (6/7) e, com o ar quente da região tropical, as temperaturas tenham uma ligeira elevação.

Mas o alívio é por pouco tempo.

O meteorologista Luiz Cavalcante avisa que uma nova massa de ar frio se aproxima do país, “vinda do Sul do Pacífico, fazendo com que o frio continue”, o que é característico de julho.

O clima seguirá assim até aproximadamente a segunda semana de agosto, quando as temperaturas começam a se elevar.

Temporais

O mar segue agitado na costa leste do Brasil, por causa da passagem de um grande ciclone extratropical (baixa pressão atmosférica) pela costa da Argentina e da presença de uma grande e forte massa de ar polar (alta pressão atmosférica) na costa do Sul e do Sudeste do Brasil.

No Nordeste há previsão de temporal e ressaca, com ondas de até 3,5m, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE).

Brasília

O Distrito Federal registrou novamente o dia mais frio do ano na madrugada desta quarta-feira (5).

Após os 10,6ºC que fizeram os brasilienses tremerem de frio na terça-feira, 4, na quarta, os termômetros marcaram 10,1ºC no Plano Piloto, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.

Na estação do Coopadf, próximo a São Sebastião, foi ainda mais gelado: 8ºC, com sensação térmica de 4ºC.

Do site Só Notícia Boa com informações do em.com e Correio Braziliense