(Foto: Reprodução / Internet)
O delegado de classe especial, Odair José Soares, futuro delegado-geral da Polícia Civil em Goiás, revelou à Rádio Sagres 730 nesta quarta-feira (26) que vai criar um departamento de combate a crimes contra a vida. “Vamos transformar a Delegacia de Homicídios em departamento, pois este tem mais autonomia financeira e mais profissionais para combater os homicídios”.
O futuro secretário de Segurança Púbica, Rodney Miranda, escolheu o delegado Odair para a pasta, segundo anúncio feito na manhã desta quarta-feira (26) pela assessoria de imprensa do governador eleito, Ronaldo Caiado. O delegado está há um ano e meio participando de uma força-tarefa da Força Nacional em Natal (RN).
Odair José Soares integrou equipe que investigou o alto índice de homicídios no Rio Grande do Norte, que chegou a 68 por 100 mil habitantes, a maior taxa do País. O delegado informou à Sagres que as investigações detectaram a existência de um grupo de extermínio no Estado, formada por guardas civis, seguranças e policiais civis e militares. O grupo é acusado de mais de 140 assassinatos.
Goiás também tem uma taxa alta de homicídios: são 53 por 100 mil habitantes, número que o delegado quer enfrentar com a criação do Departamento de Combate aos Crimes Contra a Vida. Ele informa que fará um planejamento para enfrentar essa taxa e que sua meta é estabelecer ações e prazos para sua redação para a faixa de 30 a 35 por 100 mil.
Segundo o futuro secretário Rodney Miranda, o delegado Odair José foi escolhido por ser um profissional respeitado por seus pares, pela Polícia Militar e por seu bom relacionamento com o Ministério Público e com o Judiciário. O delegado Odair integrou a lista tríplice elaborada pelo Sindicato dos Policiais Civis (Simpol) e pela Associação dos Delegados da Polícia Civil do Estado de Goiás (Adepego) e encaminhada a Caiado como sugestões da corporação para o cargo de delegado-geral.
Além do delegado Odair José, estavam na lista tríplice para delegado geral da PC, os delegados André Ganga e Josuemar Vaz. Rodney Miranda garante que o fato de ter escolhido um nome que constava da lista foi uma “boa coincidência”, mas que não foi a causa da escolha.
O delegado Odair José Soares Gomes é graduado em Direito pelo Instituto Paulista de Ensino Superior Unificado e delegado da Classe Especial. Tem pós-graduação em Direito Público, foi delegado titular em Planaltina (2001) e em Formosa (2002); delegado regional de Formosa (2003/2006); superintendente de Inteligência da SSP/GO (2007/2010); delegado-chefe da Denarc (2011/2014); superintendente da Polícia Judiciária (2015); e delegado-coordenador da operação Natal/RN/Judiciária da Força Nacional.
{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/550201575&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}