A onda de demissões em massa nas primeiras semanas de 2023 tem deixado os profissionais preocupados. Grandes empresas de tecnologia, turismo e varejista começaram o ano com milhares de desligamentos de funcionários mundo afora.

Na América Latina, a apreensão é ainda maior. Segundo a YouGov, multinacional especializada em pesquisa de mercado on-line, mais de 70% dos profissionais empregados na região estão preocupados com o futuro de suas carreiras.

Em uma pesquisa promovida para compreender as expectativas no mercado de trabalho, os participantes latinos mostraram temor de perder seus empregos em um futuro próximo por conta dos layoffs que têm acontecido neste início de ano.

De acordo com o levantamento, além da porcentagem de 72% de pessoas preocupadas com o futuro da carreira, que está acima da média mundial, de 49%, outro dado alarmante é que a América Latina já é a área com a maior porcentagem de desempregados.

A pesquisa apontava em setembro do ano passado, ou seja, antes da onda de demissões em 2023, que 16% dos latinos se identificavam como desempregados, em contraste com os 10% das pessoas em outras regiões.

Apesar de possuir a segunda maior proporção de empregados pagos em tempo integral na área, com 53% até janeiro de 2023, o Brasil tem também o maior número de pessoas em desemprego indefinido, apontou o levantamento da YouGov.

Leia mais