Os favoritos apontados por todos são Alemanha e Portugal, mas Gana e Estados Unidos tem a missão e a vontade de surpreender um dos europeus e conquistar uma vaga sonhada para a 2º fase. Por isso, as duas equipes se enfrentam nesta segunda-feira, às 19h, na Arena das Dunas, em Natal. Mais do que isso, fica implícito uma “rivalidade”, já que as duas seleções se enfrentaram nos últimos dois Mundiais, e deu Gana nos dois jogos.
Os africanos chegam ao Brasil com uma Seleção um pouco envelhecida, já experiente da Copa 2010, na Africa do Sul, quando caíram para o Uruguai nos pênaltis. A estrela continua sendo Kevin-Prince Boateng, atualmente no Schalke 04, e que tenta ainda entrar na melhor forma física. O ganês não participou dos primeiros treinamentos no país e ainda não está no mesmo nível que os demais.
O técnico Kwasi Appiah mantém um sentido de jogo ofensivo e atrevido, contando com o ataque formado por Asamoah Gyan e André Ayew. Largar na frente contra os americanos pode significar outro estilo de jogo contra alemães e portugueses na sequencia, e basta repetir o placar de 2 a 1, o mesmo de 2006 na Alemanha e 2010 na África para ver isso acontecer.
Os comandados de Jurgen Klinsmann tentam impedir essa tríade ganesa e querem a vitória para o mesmo princípio: apertar as coisas para Portugal e Alemanha. Os americanos viveram um período conturbado, principalmente no anúncio dos convocados, quando o treinador deixou de fora o artilheiro Landon Donovan, que causou comoção e irritação por todas as partes.
Sem o maior artilheiro da Seleção e atualmente melhor jogador da 1ª Divisão nos EUA, Klinsmann conta com o experiente Clint Dempsey como homem referencia do time, que pode dividir as tarefas com o atacante Altidore. Na defesa, o “muro” que dá segurança aos americanos continua sendo o goleiro Tim Howard, outro experiente do time.
FICHA TÉCNICA
GANA X ESTADOS UNIDOS
Local: Arena das Dunas, em Natal (RN)
Data: 16 de junho de 2014, segunda-feira
Horário: 19h (de Brasília)
Árbitro: Jonas Eriksson (Suécia)
Assistentes: Mathias Klasenius e Daniel Warnmark (ambos da Suécia)
GANA: Dauda, Afful, Asamoah, Boye e Mensah; Rabiu, Essien, Muntari e Kevin-Prince Boateng; Gyan e André Ayew
Técnico: Kwasi Appiah
EUA: Howard, Johnson, Cameron, Besler e Beasley; Jermaine Jones, Beckerman, Bradley e Bedoya; Dempsey e Altidore
Técnico: Jürgen Klinsmann