A situação de Paulo Henrique Ganso ainda segue indefinida, o que se sabe é que o jogar não permanece no Santos. O jogador deve se transferir para o São Paulo ou para o Grêmio, já que os dois clubes tem interesse em ter o atleta no time. O time da Vila Belmiro prefere vender Ganso para o tricolor gaúcho, já que não que ver seu jogador atuando pelo rival. Mas em compensação, a empresa DIS, que detém os direitos do atleta, tem preferência pelo time do Morumbi, o que deixa o São Paulo em vantagem na decisão final.
Um fator que pode ser providencial na disputa entre os dois clubes, é que o Santos tem uma pendência judicial com o DIS em relação ao meia Wesley, hoje no Palmeiras. Em 2010, quando o Peixe negociou o jogador com o Werder Bremen, da Alemanha, o time deixou de repassar dinheiro pelos 25% dos direitos que a empresa tinha. Pelos cálculos dos investidores, o montante corrigido hoje é de cerca de R$ 5 milhões. Inclusive, na última segunda-feira (10) o DIS conseguiu bloquear 20% das receitas do Santos na Justiça, por conta da divida.
Existe a possibilidade do DIS ajudar o São Paulo financeiramente a pagar o valor dos direitos econômicos referentes à parte do Santos. O valor é de R$ 23,8 milhões, mas o grupo ainda não definiu em quanto irá ajudar. Caso o DIS ajude o tricolor paulista a pagar a quantia, a divisão do passe do atleta sofrerá alterações, de acordo com os valores combinados entre os dois. Se o time paulista comprar sozinho, ele ficará com 45% dos direitos econômicos e o DIS continuará com 55%.