O ex-presidente da Metrobus e presidente do PTN em Goiás, Francisco Gedda, respondeu, em entrevista à Rádio 730 nesta terça-feira, 04, as críticas feitas pelo ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende ao Eixo-Anhanguera.

Na última semana, o peemdebista, referindo-se ao  transporte coletivo na capital, alegou que o maior o problema do setor na capital está nos terminais, sobretudo nos do Eixo Anhanguera.

“A Metrobus não comprou um ônibus sequer, não construiu terminais, ficou apenas pintando os pontos de embarque”, criticou Iris.

Franciso Gedda se disse pasmo com as declarações ex-prefeito e alegou que ele não assume as falhas e estaria jogando a culpa na Metrobus. “Contra fato não há argumento. Eles ficaram12 anos com os terminais do Eixo e nunca fizeram nada”.

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O ex-presidente da Metrobus informou ainda que já foram feitas reformas no terminal do Novo Mundo e nos banheiros do Padre Pelágio e do Dergo, com adptações para portadores de deficiência física.

Gedda justificou que as filas nos terminais devem-se às empresas terceirizadas, responsáveis pelas linhas alimentadoras e destacou que a indefinição em torno da renovação da concessão do Eixo-Anhanguera – que vence no final do ano – inviabiliza os investimentos na linha. “Eles querem que nós façamos investimentos sem  concessão garantida”, protestou.

De acordo com ele, quem perde – caso a concessão não seja renovada – é o cidadão, que pode perder o subsídio de 50% no valor da passagem. “O estado investe R$ 72 milhões por ano e se a prefeitura resolver tirar,  o governo
vai investir em outros setores”,  disse.

“O governador sabe que as pessoas que usam o eixo são de poder aquisitivo menor, que precisam desse subsídio. Eu vejo que o prefeito não está preocupado em resolver e quer passar o problema para a Metrobus”, complementou.

Quandopublicamos o edital, oGoverno Estadual informou que

não participaria da licitação.

O grande erro foiterretirado alinha do Eixãodalicitação.

“AMetrobus delápra cánãocomprou umônibus

sequer,nãoconstruiu terminais e ficou pintando ospontos

deembarquee, criticou”.

O grandeproblemado transporte em Goiânia  estános

terminais.  

Franciso  Gedda,ex-presidente da Metrobus epresidente do

PTN.

Eu fico pasmo de ver a pessoa não ter coragem de assumir

assuas falhas ejogaraculpanaMetrobus enoEixoAnhanguera.

Todossabemquecontra fatonãoéargumento.Elesficaram12 anoscom

osmesmosterminais.Deum diapara o outro nos passam os

terminais, nãoassumiram os responsabilidasenunca fizeram

nada dentro dosterminais.

Nós reformamos o terminaldo Jardim NovoMundoe

elesestãodizendo que nós passamos batom.Nessesdozeanosnem

rouge elespassaram.

Oas terminaispareceiam camelódromos. Nós

reformamososbanheirosdos terminaisdo Dergo e da

PraçaA,colocamod o banheiropara oportador

dedeficiênciafísica.Aí vemo doutorIris falar que o

problemaédos terminais.Afila estánasempresasterceirizadas

queéde responsabilidade deles.

Mais uma veza populaçãoéque vai perder,porque o Estado ea

prefeitura não são vencedores.Eels querem  que nós façamos

investimentos sem  concessão garantida. Nós colocamos

osônibusna PraçaCívica.Adquirimos 6onibus articulados e

dozeônibusconvencionais.

O MinistérioPúblico mostra que o problemanão estáno Eixo. O

Governo do Estado nãoévitorioso em  ganhar aconcessão.São

os 200 mil passageiros. O estadoinveste 72milhõespor ano no

subsídioe se a prefeitura resolver tirar,  o governo

investe em outros setores,como a educação, a habitação,maso

governador sabe que aspessoas que usam o eixosão de poder

aquisitivo menos, queprecisam  desse subsídio.
 
Eu vejo que o prefeito não está preocupado em resolver.Ele

quer passar o problema para aMetrobus.