O ex-presidente da Metrobus e presidente do PTN em Goiás, Francisco Gedda, respondeu, em entrevista à Rádio 730 nesta terça-feira, 04, as críticas feitas pelo ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende ao Eixo-Anhanguera.
Na última semana, o peemdebista, referindo-se ao transporte coletivo na capital, alegou que o maior o problema do setor na capital está nos terminais, sobretudo nos do Eixo Anhanguera.
“A Metrobus não comprou um ônibus sequer, não construiu terminais, ficou apenas pintando os pontos de embarque”, criticou Iris.
Franciso Gedda se disse pasmo com as declarações ex-prefeito e alegou que ele não assume as falhas e estaria jogando a culpa na Metrobus. “Contra fato não há argumento. Eles ficaram12 anos com os terminais do Eixo e nunca fizeram nada”.
PODCAST:CLIQUE AQUI E OUÇA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA
O ex-presidente da Metrobus informou ainda que já foram feitas reformas no terminal do Novo Mundo e nos banheiros do Padre Pelágio e do Dergo, com adptações para portadores de deficiência física.
Gedda justificou que as filas nos terminais devem-se às empresas terceirizadas, responsáveis pelas linhas alimentadoras e destacou que a indefinição em torno da renovação da concessão do Eixo-Anhanguera – que vence no final do ano – inviabiliza os investimentos na linha. “Eles querem que nós façamos investimentos sem concessão garantida”, protestou.
De acordo com ele, quem perde – caso a concessão não seja renovada – é o cidadão, que pode perder o subsídio de 50% no valor da passagem. “O estado investe R$ 72 milhões por ano e se a prefeitura resolver tirar, o governo
vai investir em outros setores”, disse.
“O governador sabe que as pessoas que usam o eixo são de poder aquisitivo menor, que precisam desse subsídio. Eu vejo que o prefeito não está preocupado em resolver e quer passar o problema para a Metrobus”, complementou.
Quandopublicamos o edital, oGoverno Estadual informou que
não participaria da licitação.
O grande erro foiterretirado alinha do Eixãodalicitação.
“AMetrobus delápra cánãocomprou umônibus
sequer,nãoconstruiu terminais e ficou pintando ospontos
deembarquee, criticou”.
O grandeproblemado transporte em Goiânia estános
terminais.
Franciso Gedda,ex-presidente da Metrobus epresidente do
PTN.
Eu fico pasmo de ver a pessoa não ter coragem de assumir
assuas falhas ejogaraculpanaMetrobus enoEixoAnhanguera.
Todossabemquecontra fatonãoéargumento.Elesficaram12 anoscom
osmesmosterminais.Deum diapara o outro nos passam os
terminais, nãoassumiram os responsabilidasenunca fizeram
nada dentro dosterminais.
Nós reformamos o terminaldo Jardim NovoMundoe
elesestãodizendo que nós passamos batom.Nessesdozeanosnem
rouge elespassaram.
Oas terminaispareceiam camelódromos. Nós
reformamososbanheirosdos terminaisdo Dergo e da
PraçaA,colocamod o banheiropara oportador
dedeficiênciafísica.Aí vemo doutorIris falar que o
problemaédos terminais.Afila estánasempresasterceirizadas
queéde responsabilidade deles.
Mais uma veza populaçãoéque vai perder,porque o Estado ea
prefeitura não são vencedores.Eels querem que nós façamos
investimentos sem concessão garantida. Nós colocamos
osônibusna PraçaCívica.Adquirimos 6onibus articulados e
dozeônibusconvencionais.
O MinistérioPúblico mostra que o problemanão estáno Eixo. O
Governo do Estado nãoévitorioso em ganhar aconcessão.São
os 200 mil passageiros. O estadoinveste 72milhõespor ano no
subsídioe se a prefeitura resolver tirar, o governo
investe em outros setores,como a educação, a habitação,maso
governador sabe que aspessoas que usam o eixosão de poder
aquisitivo menos, queprecisam desse subsídio.
Eu vejo que o prefeito não está preocupado em resolver.Ele
quer passar o problema para aMetrobus.