Imagine chegar no terminal de ônibus e se deparar com uma geladeira. E mais, o eletrodoméstico estaria cheio de livros.
Pois é exatamente esta a proposta do projeto lançado nesta quarta-feira (19) pela Prefeitura de Goiânia em parceria com a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC). Os passageiros que passam pelo Terminal Isidória a partir de hoje, no Setor Pedro Ludovico, se deparam com diversas obras literárias, só que todas ocupando as prateleiras de uma geladeira.
O Projeto Gelateratura visa a emprestar livros gratuitamente aos usuários do transporte coletivo da região metropolitana e, assim, incentivar a leitura. O escritor e um dos idealizadores, Cristiano Deveras, acredita que a ação aumenta o interesse da população pelo hábito de ler.
“É uma grande alegria porque dá uma circulação muito grande para a literatura. A gente tem visto que a literatura no Brasil tem aumentado bastante. É uma forma de trazer isso para mais perto da população e apresentar vários autores, inclusive os goianos”, ressalta.
O diretor técnico da CMTC, Sávio Afonso, destaca que assim como o Gelateratura, outros projetos culturais já são realizados pelos terminais de ônibus da capital, como o coral Vozes de Goiânia. Um dos motivos é combater o estresse dos usuários do transporte coletivo da cidade.
“Temos um roteiro pré-estabelecido. É um coral dos funcionários da prefeitura de Goiânia onde eles percorrem os terminais Isidória, do Eixo-Anhanguera também para levarmos a música porque entendemos que ela reconforta as pessoas. As pessoas hoje no transporte coletivo estão estressadas, com receio da violência e a música e a leitura acalmam os usuários”, afirma.
A presidente da Academia Goiana de Letras, Lêda Selma, relata que só a entidade doou cerca de 100 livros para a realização do projeto. “Nós juntamos o desejo com a possibilidade de realizá-lo e a Academia ficou às ordens. Doamos mais de 100 livros, estamos com mais um tanto disponíveis. É um projeto belíssimo porque a gente diz que o brasileiro não gosta de ler, mas às vezes a gente não oferece, não dá acessibilidade a ele, a este público para o livro”, destaca.
Para a professora e usuária do transporte coletivo Joseana de Moura, de 41 anos, cada leitura transmite uma mensagem para o dia-a-dia do leitor. Ela afirma que os livros preferidos são os de romance.
“Tudo o que você lê tem uma mensagem para você, e essa mensagem pode servir para você e outras pessoas no seu dia-a-dia. Peguei ‘A Maldição da Cruz’, de Ursulino Leão, porque é um romance, e eu adoro”, diz.
O Projeto Gelateratura é promovido também pela RedeMob Consório e Oficina Cultural Geppetto.
Com informações do repórter Jerônimo Junio











