Raio-x das gêmeas siamesas que nasceram em Goiânia (Foto: Divulgação/ HMI)
Só uma das gêmeas siamesas que foram separadas por cirurgia permanece internada no Hospital Materno Infantil (HMI) em Goiânia.
De acordo com nota encaminhada pela assessoria de comunicação da unidade, Catarina de Menezes dos Santos, de 24 dias de vida, foi transferida para uma maternidade de Salvador (BA), acompanhada da avó materna, e continuará recebendo todo cuidado e acompanhamento multiprofissional que ela necessita, até sua alta definitiva.
Já Débora, que possui uma cardiopatia cianogênica grave, ainda aguarda regulação para alguma unidade de saúde que ofereça todo o suporte cardiológico que ela precisa. Enquanto isso, a gêmea permanece internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do HMI, respirando com a ajuda de aparelhos.
Histórico
Vindas de Salvador (BA), as gêmeas nasceram dia 22 de agosto de 2018, no HMI, com 36 semanas e eram unidas pelo tórax e abdômen, compartilhando apenas o fígado. Devido ao quadro de Débora, a equipe multiprofissional do HMI optou por realizar, de forma emergencial, a cirurgia de separação, realizada no dia 23 de agosto. Elas estavam acompanhadas, o tempo todo, pela mãe Viviane de Menezes dos Santos, de 30 anos. Este foi o 18º procedimento de separação realizado no HMI.