O deputado federal, Glaustin da Fokus (PSC), avaliou à Sagres 730 nesta segunda-feira (25), o conteúdo do vídeo da reunião ministerial, liberada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na última sexta-feira (22). O deputado afirmou que não concorda com algumas expressões do presidente Jair Bolsonaro, porém diz que observou a essência do presidente “que está preocupado com o Brasil”. Glaustin considerou que “Bolsonaro sai mais forte com esse vídeo aberto”.

“Continuo acreditando que o presidente República está com boas intenções, está com vontade de governar e existe assim, eu vou falar algo que pode incomodar, mas a impressão que eu tenho é que governadores deste Brasil não estão querendo deixar ele [governar]. […] Começou um desgaste violento e agora parece que a conspiração está muito grande e eu acho que deveriam deixar ele trabalhar, porque o Brasil escolheu ele para isso”.

O vídeo da reunião ministerial foi divulgado após o ex-ministro da Justiça Sergio Moro citá-lo em depoimento à Polícia Federal como um indício de que o presidente Jair Bolsonaro desejava interferir na autonomia da PF. A decisão partiu do Supremo Tribunal Federal (STF) pelo ministro Celso de Mello.

Questionado sobre a interferência de Bolsonaro na Polícia Federal, Glaustin afirmou que isso faz parte da prerrogativa do presidente e de sua equipe. “Se tem algo que está trazendo desconforto, alguém de algum Estado que está marcando cerrado para plantar provas para tentar destruir uma imagem”, disse. “Não vejo que foi interferência, ele quis limpar o caminho para trabalhar […]”, completou.

Eleições 2020

Sobre a possível candidatura à Prefeitura de Aparecida, Glaustin da Fokus afirmou que está se reunindo com o governador Ronaldo Caiado e discutindo Aparecida 24 horas. “Acredito que essa semana temos uma decisão. Está caminhando para soltarmos um projeto para o Glaustin participe de uma pré-candidatura a prefeito de Aparecida”, disse. “Para isso estamos conversando com lideranças e com a população, as coisas estão especificando e afunilando para jogar em um projeto como este”.