(Foto: Nathalia Freitas/Sagres On)

A temporada 2020 já está “batendo à porta” e, por isso, a Federação Goiana de Futebol realizou na manhã desta quarta-feira (6) o Conselho Técnico do Campeonato Goiano do ano que vem. A competição terá início no dia 22 de janeiro e contará com 12 equipes, assim como esse ano, mas com as novidades de Anápolis e Jaraguá que subirão da Divisão de Acesso. O segundo, inclusive, disputará a primeira divisão do estadual pela primeira vez.

Com os sorteios dirigidos, os grupos ficaram da seguinte forma: Grupo A com Atlético, Vila Nova, Aparecidense, Goianésia, Anapolina e Iporá; o Grupo B é composto por Goiás, Goiânia, Jaraguá, Anápolis, Grêmio Anápolis e CRAC. E a fórmula de disputa será a mesma da última edição, com o torneio contando com 18 datas. Essa questão foi, inclusive, um ponto de discordância de Goiás e Atlético com as demais equipes.

O Vila Nova, clube da capital, votou contra os coirmãos não só nessa questão do calendário mas também no quesito “vantagem”. Tanto rubro-negros quanto esmeraldinos queriam um “privilégio” na fase final ao time que tiver a melhor campanha na primeira fase. Representante do Vila Nova até o final desta temporada, o atual presidente Ecival Martins acredita que essas mudanças prejudicariam os clubes do interior.

“Eu não estar na presidência, mas vou continuar sendo vilanovense. Acho que a participação do Vila Nova foi importante não só para o Vila, mas para o futebol goiano como um todo. Você não disputa o futebol sozinho, então é preciso valorizar as equipes do interior porque se não o futebol goiano vai morrer, os clubes menores vão morrer porque isso já está acontecendo em âmbito nacional. Então se tivermos um pensamento quando vamos jogar contra as grandes equipes e pensar diferente quando vamos disputar com os times do interior, é hipocrisia”, explicou o dirigente colorado.

Outro ponto destacado por Ecival durante o Conselho Técnico foi o desejo de jogar os clássicos no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, assim como o Atlético no Antônio Accioly e o Goiás na Serrinha. Sendo assim, as partidas aconteceriam com torcida única.