Com a paralisação do Campeonato Goiano desta temporada em virtude da expansão do novo coronavírus, não é novidade que os clubes terão problemas para administrar suas situações. A exemplo da Aparecidense na quarta-feira (18), o Goianésia também dispensou seus jogadores e demais funcionários. Sem perspectivas de retorno do futebol em breve, o clube ainda está envolvido na Série D do Campeonato Brasileiro.

Em entrevista à reportagem da Sagres 730, Marco Antônio Maia, presidente do clube declarou que este é “um momento difícil para todos, não só no futebol. Estamos tendo experiências que nunca tivemos na vida. Você passa pela cidade e está tudo fechado, parece até coisa de filme, e realmente em momentos difíceis há decisões difíceis. Acho que foi acertada essa suspensão por parte do Pitta (presidente da Federação Goiana de Futebol), espero que isso colabore muito para evitar que esse vírus se espalhe”.

“Voltando ao futebol, ficamos chateados, porque a partir de hoje praticamente 45 famílias desempregadas. Tivemos que rescindir contrato com todos, já que não temos previsão para quando começa a Série D e achamos que isso ainda vai ter mais dois ou três meses. Esperamos que não, mas temos que fazer uma projeção mais pessimista. Fizemos uma reunião entre todos, chegamos a um acordo com todo mundo e agora estamos fechando as portas, pagando as contas e vamos aguardar o desenrolar dessa crise”, acrescentou.

As dispensas de funcionários não é uma exclusividade apenas do futebol goiano, e para o dirigente “estamos preocupados não só com os atletas daqui, mas com todos os outros, porque eles vão ficar um tempo grande sem ter perspectiva em serem contratados. Espero que os governantes tomem decisões como uma forma de amparar esses profissionais e pais de família que vão estar desempregados daqui para frente, e para os demais também, infelizmente não é só no vai futebol que vai haver desemprego”.

Então quarto colocado no Campeonato Goiano desta temporada, o Goianésia poderia se beneficiar com o encerramento do torneio com uma nova vaga para a Série D de 2021. O dirigente, contudo, ressaltou que “espero que o campeonato termine, o Pitta foi muito feliz em garantir que vai terminar de uma forma ou de outra e acho que tem que ser decidido na bola. Esse resultado poderia ser mudado no mata-mata, alguns tinham iriam se sobressair e outros não, então por justiça esse resultado não deve prevalecer”.

De acordo com Marco Antônio Maia, “o prejuízo foi gigantesco para todos os times e fizemos um investimento alto com a expectativa de acabar esse campeonato. Todo esse investimento foi por água abaixo, porque se continuar ou ter um novo campeonato para determinar essa fase é um novo investimento, um novo início e novos jogadores, então o prejuízo foi muito grande. Analisando o que projetamos, que foi gastar R$ 1,1 milhão, provavelmente esse foi o prejuízo que o Goianésia teve”.

No início deste ano, o clube do Vale do São Patrício teve um ganho inesperado na sua receita de 2020 com a transferência de Michael para o Flamengo em janeiro. Então dono de 5% dos direitos econômicos do atacante, o Goianésia tem direito a 500 mil euros (cerca de R$ 2,5 milhões) pela venda do Goiás, que manteve uma participação dos direitos de Michael e parcelou o valor em três vezes, de acordo com o pagamento do Flamengo.

Por enquanto, segundo o dirigente “quitamos uma dívida, a outra parte está guardada e vamos esperar as parcelas. Temos um projeto da construção de um CT e estamos em tratativas com a prefeitura para a doação do terreno ou, se não for possível, compramos um terreno. Deu uma freada, provavelmente iríamos lançar agora no dia 27, em que Goianésia completa 75 anos de criação, mas em razão dessa pandemia vamos dar uma parada nesse projeto e esperar o ritmo normalizar para retomar nosso planejamento”.

Confira a entrevista de Marco Antônio Maia na Sagres 730

{source}<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/779213608&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}