Idosos poderão se vacinar sem sair do veículo a partir desta quarta-feira (25). Goiânia contará com dois postos do tipo “drive-thru” (Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil)

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 40.194 doses da vacina contra Influenza foram aplicadas nesta segunda-feira (23) em Goiânia, no primeiro dia da Campanha de Vacinação, sendo 33.723 em idosos e 6.471 em servidores da Saúde. De acordo com a Pasta, 38.616 vacinas foram aplicadas em unidades da SMS e 1.578 em instituições de Saúde como hospitais. 

A primeira fase da Campanha de Vacinação contra a Influenza é destinada a idosos e profissionais de saúde, mas, segundo a SMS, não há necessidade de todos procurarem de imediato os locais de vacinação porque o prazo segue até o dia 16 de abril e não vai faltar vacina.

Drive-thru

Nesta quarta-feira (25), começam a funcionar em Goiânia dois postos de vacinação ‘drive-thru’. As unidades ficarão no estacionamento do Flamboyant Shopping Center e no Passeio das Águas Shopping.

A Secretaria Municipal de Saúde adotou medidas alternativas para a vacinação. São mais de 70 postos em locais arejados e ao ar livre, com todas as medidas de prevenção necessárias.

Ainda de acordo com a SMS, as filas são organizadas para evitar aglomeração, com o distanciamento mínimo de 2 metros entre as pessoas. Clique aqui para conferir a lista de postos

Outras fases da vacinação

A segunda fase começa no dia 16 de abril e é destinada aos professores das escolas públicas e privadas, profissionais da força de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas não transmissíveis.

A terceira fase se inicia em 9 de maio e vai atender gestantes, puérperas (mulheres que deram a luz há pouco tempo), crianças entre 6 meses a menores de 6 anos, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, povos indígenas, pessoas com deficiência e adultos de 55 a 59 anos de idades.

O público-alvo total é de 508.943 pessoas.

O objetivo da campanha é reduzir as internações, as complicações e mortes decorrentes das infecções causadas pelo vírus da influenza na população alvo para a vacinação. A meta é vacinar no mínimo 90% dos grupos elegíveis para a vacinação.

Os sintomas da Influenza são semelhantes aos do coronavírus e essa antecipação visa reduzir a carga da circulação de influenza na população”- explica a gerente de imunização da SMS, Polyana Braga .

A SMS reforça que a apresentação de documento de identificação é obrigatória para todos os grupos prioritários. Para alguns grupos é preciso comprovar a necessidade de receber a vacina, como prescrição médica, certidão de nascimento do bebê, cartão da gestante ou documento profissional.

Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, tire as suas dúvidas e confira como se proteger da doença