Entre os dias 5 e 7 de novembro ocorreu em Senador Canedo a segunda etapa dos Jogos Abertos de Goiás, que classificam equipes para a fase regional, que será em Catalão. Participaram dos jogos representantes dos munícipios de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Vianópolis, Bela Vista, Bonfinópolis, Silvânia e também da cidade sede. Entre as modalidades disputadas, uma delas foi o basquete nos naipes masculino e feminino.

Nas duas categorias disputaram as cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo e Vianópolis. Na sexta-feira (5/11) a partida de estreia do masculino foi entre Aparecida x Canedo, os visitantes levaram a melhor e venceram com uma grande diferença no placar, 80 a 17. Em seguida, no confronto entre a capital e os atletas de Vianópolis, Goiânia, representada pelo Vila Nova venceu por 63 a 31.

Já na partida entre Senador Canedo e Goiânia, a capital venceu a partida por 80 a 19, em um jogo com poucas faltas e muitas bolas de três pontos. Com as duas vitórias, o Vila Nova conseguiu a classificação para a regional. Já na segunda partida do sábado (6/11), Aparecida conquistou a classificação com o triunfo sobre Vianópolis, 73 a 35. Na decisão de primeiro lugar, Aparecida de Goiânia ficou com a vitória.

“Nosso time já se conhece há muito tempo, querendo ou não tem um entrosamento […] o desempenho do nosso time foi muito bom, tanto é que ficamos em primeiro nesta etapa, o coletivo foi bom. Tem que ajustar muitas coisas no treino, mas o nosso campeonato foi ‘top’ E os Jogos Abertos é muito bom, reúne uma galera que não vê há muito tempo, é bom para o esporte, para as cidades porque as pessoas vão assistir. Jogos Abertos é incentivo para a prática de esportes”, comentou Rikardo, ala do Ajax Aparecida.

Aparecida e Vianópolis disputam partida pela classificatória dos Jogos Abertos de Goiás (Foto: Mantovani Fernandes)

“Os Jogos Abertos são muito importantes, nós vínhamos preparando há algum tempo […] E é muito importante para o nosso calendário, para dar visibilidade para o nosso trabalho, colocar em prática o que temos melhorado. Foi uma competição muito agradável pra gente, apareceram surpresas boas, muita gente jovem na nossa equipe teve oportunidade. Conseguimos ter um entrosamento melhor e conseguimos o que queríamos, não fomos campeões dessa etapa, mas conseguimos a classificação para a próxima etapa e é isso que importa”, afirmou Pezão, ala/pivô do Vila Nova, representando Goiânia.

Da mesma forma aconteceu com o basquete feminino, Aparecida e Goiânia passaram para as regionais, entretanto, diferente do masculino, tinham apenas três competidores. No primeiro jogo entre Vianópolis e Goiânia, começou até equilibrada, mas o time da capital acabou tomando a dianteira e acabou no 45 a 12. Com o resultado positivo de Aparecida em cima do Vianópolis, a equipe do sudeste goiano foi eliminada automaticamente.

Para decidir o primeiro lugar da chave, Goiânia e Aparecida disputaram um jogo mais equilibrado e o time da região metropolitana da capital venceu por 60 a 41.

Mariana Tolentino é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o Iphac e a Unialfa sob supervisão do jornalista Johann Germano