Vacinação deverá ser retomada na próxima semana em Goiânia e Aparecida (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
As duas maiores cidades goianas suspenderam nesta quinta-feira (2), a campanha de vacinação contra a gripe (Influenza). As doses para reposição do estoque, que deveriam vir do Ministério da Saúde, não chegaram em Goiânia nem em Aparecida de Goiânia.
Em ambas as cidades as secretarias municipais de Saúde esperam que as vacinas cheguem até o final desta sexta feira (3), para que a distribuição para os postos de vacinação ocorra, viabilizando a retomada da campanha na segunda feira (6).
A campanha começou no dia 23 de março e já imunizou em Goiânia, 131.752 pessoas. A meta para a primeira etapa, cujo alvo é a população idosa e os profissionais de saúde, cadeirantes e acamados, é imunizar 205 mil pessoas.
Entre os já imunizados na capital, 105.699 têm mais de 60 anos, 24.332 são profissionais de saúde e 1.712 estão no grupo de cadeirantes e acamados. Em Aparecida de Goiânia já foram vacinadas nesta primeira fase, 37.000 pessoas: 27.000 idosos e 10.000 profissionais da área da Saúde. A meta para esta primeira fase da campanha em Aparecida é alcançar a imunização de 41.000 pessoas: 28.000 idosos e 13.000 profissionais de Saúde.
A coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia, Renata Cordeiro acredita que a campanha seja retomada na segunda feira (6) com todos os locais funcionando. “A campanha é uma grande empreitada e este atraso não pode ser motivo de desespero por nós em Aparecida. Nesta primeira fase temos de vacinar 41.000 pessoas e já vacinamos 38.000, ou seja a grande maioria do público alvo. Restam 3 mil pessoas e o tempo é mais do que suficiente. A vacina deve estar nos nossos 32 postos fixos de vacinação e nós três postos de Drives-Thru (vacinação para quem estiver de carro) na segunda-feira (6) e todos os inclusos para a vacinação nesta primeira etapa, terão plenas condições de receber a imunização”, aponta Renata Cordeiro.
Os três pontos de drive-thru de Aparecida de Goiânia funcionam no Buriti Shopping, Garavelo Shopping e Supermercado Bretas, do Anel Viário.
A primeira fase da campanha vai até o dia 15 deste mês. Entre 16 de abril e 8 de maio, ocorre a segunda fase da campanha que se destina a imunização dos professores das escolas públicas e privadas, membros da Força de Segurança e Salvamento e portadores de doenças crônicas transmissíveis.
A terceira e última fase, ocorre no dia 9 de maio tendo por público alvo gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz recentemente), crianças entre seis meses e seis anos, adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos que cumprem medidas sócioeducativas, população carcerária, funcionários do sistema prisional, povos indígenas, pessoas com deficiências e adultos com idade entre 55 e 59 anos.
Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, tire as suas dúvidas e confira como se proteger da doença