A cidade está com clima de deserto e o fato pouco importa à prefeitura. O que vale no Executivo é agradar aos empresários e líderes que ajudam em campanhas eleitorais. É antiga a prática lesiva à sociedade e os atuais ocupantes de cargos mantêm o descalabro. Por isso, as denúncias caem no vazio. O Ministério Público e o Poder Judiciário parecem considerar normal Goiânia ferver. A Câmara Municipal é outra inutilidade com a qual não se pode contar para discutir temas sérios. Não se vê um único vereador reclamando das causas do aumento na temperatura. Portanto, é fria esperar atitude honesta das autoridades. Resta à população a única saída, agir sem esperar por órgãos públicos.

{mp3}stories/audio/2013/Marco/acidadeeofato-14.03{/mp3}

Confiantes no povo, a Rádio 730, o portal 730.com.br, o Rotary Club e o jornal Diário da Manhã permanecem com a campanha para você plantar uma árvore na porta da sua casa. Quando os especuladores imobiliários vendem um terreno, não existe no loteamento uma só reserva ambiental. A prefeitura autoriza a derrubada de todas as árvores. Aliás, derrubar árvores é uma especialidade da prefeitura, seja para limpar a vista de outdoors, seja para desobstruir fachadas comerciais. Quem pode ajudar os moradores são eles mesmos.

A ótima novidade é que alguns setores da própria prefeitura estão colaborando com a campanha “Quero uma cidade menos quente e com mais árvores”. Portanto, aplausos para a Comurg e a Agência Municipal de Meio Ambiente. No âmbito do governo estadual, a sustentabilidade encontra parceiros na Semarh e na Dema, siglas da secretaria e da delegacia de meio ambiente. Prefeitos como os de Inhumas, Caturaí e Goianira também resolveram plantar árvores. Os coordenadores da campanha, como o radialista Kadmous Alassal, conservam a utopia de que é possível acreditar numa vida melhor.

Para essa qualidade de vida, em alguma hora os políticos vão ter de decidir entre os empreiteiros e a honestidade, entre os especuladores imobiliários e o Plano Diretor, entre os poluidores e a cidadania. Tomara que essa hora seja agora.