A Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO) inaugurou a segunda Delegacia Especial no Atendimento à Mulher (DEAM) na capital.

A nova unidade está localizada no prédio no 22º Distrito Policial, na Avenida Central do Jardim Curitiba, Região Noroeste de Goiânia.

Segundo o governo, o local foi escolhido estrategicamente por concentrar mais da metade das ocorrências da Delegacia do Centro. 

O delegado da Polícia Civil, Edemundo Dias, explica que no primeiro momento, as ocorrências de violência contra mulher tendem a aumentar com a delegacia na região, já que com a proximidade entre a delegacia e a cidadã, novos casos devem ser denunciados.

Segundo ele, em médio prazo, a estatística deve reduzir, não só na região, mas também em Goiânia.

“Vai reduzir significativamente a violência contra a mulher na Região Noroeste, pois representa quase a metade da população de Goiânia, e os índices de violência contra mulher aqui ainda são muito altos, em torno de 55% de toda a violência contra a mulher”, relata. 

A Região Noroeste de Goiânia conta com mais de 400 mil habitantes, mais de 290 bairros, e registrou mais de cinco mil ocorrências no ano passado. Edemundo Dias afirma que contará com novo conceito de atendimento. 

“A concepção de aproximação da polícia à comunidade, com efeito preventivo e assistência social maior, buscando dar uma assistência também psicológica, ou seja, que a polícia se torne cidadã.”

Além do delegado geral da polícia civil, a inauguração da Delegacia da Mulher na Região Noroeste também contou com a presença do secretário de segurança pública, João Furtado, dos deputados federais João Campos e delegado Valdir Soares, de deputados estaduais e vereadores.