A partir do próximo sábado (23), uma nova fase terá início no transporte público de Goiânia. A capital contará com um novo sistema de bilhetagem eletrônica (SBE). Entre as novidades estão a biometria facial, válida em um primeiro momento para idosos, além da recarga de créditos no cartão a bordo dos ônibus. A intenção é permitir com a continuidade da implementação no primeiro semestre de 2021, novas formas de pagamentos, como cartão de crédito, débito, QR Code e via conta corrente virtual.

Vale ressaltar que os usuários não terão que trocar os atuais cartões de embarque e nem será preciso a realização de novo cadastro. Todos os 1,6 milhões de cartões continuarão a ser normalmente aceitos. O presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Murilo Ulhôa, destacou que o investimento em tecnologia é bem-vindo, pois deve melhorar o acesso ao serviço e a geração de dados.

Os motoristas e atendentes de bilheterias já estão treinados para operar o novo equipamento, com foco, principalmente, na resolução de possíveis problemas e encaminhamento, junto ao cliente, durante a operação.

Os antigos equipamentos serão retirados gradativamente de dentro dos veículos, mas a partir do dia 23 de janeiro, o cartão Sitpass já será apresentado pelo cliente no novo equipamento. Há um alerta de que neste primeiro momento a leitura do cartão deverá ser um pouco mais demorada do que o normal, porque o sistema está migrando todas as informações gravadas de dentro do cartão, para o novo sistema.

Além disso, a própria máquina realizará a coleta de foto do passageiro de terceira idade, assim que o mesmo ingressas dentro de um terminal ou dentro de um ônibus. O procedimento não exige ação específica do usuário e será feito em alguns segundos. A câmera coleta a foto e, posteriormente, a descarrega em um servidor.

É necessário frisar que o passageiro não precisa retirar a máscara em nenhum momento para o cadastro da nova foto. Diante do atual momento, a tecnologia já está preparada para a análise de fotos dos clientes com o uso de máscaras.

A compra de créditos pela internet ou o recebimento de vale-transporte, terá a liberação em todos os validadores presentes em ônibus e terminais. A recarga acontecerá automaticamente quando o passageiro o Cartão Fácil ao novo validador. Uma vez que a compra foi realizada, o crédito será baixado no próprio validador.