A Prefeitura de Goiânia disponibiliza a partir desta quinta-feira (29/7) a nova versão do portal goiania.go.gov.br e três novos serviços digitais à população. As principais mudanças no site são o maior destaque para os serviços e a integração deles com todas as mídias da Prefeitura de Goiânia.
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Também por meio do portal goiania.go.gov.br podem ser abertos agora processos para Defesa Prévia, Recurso à Jari e Requerimento, Inclusão e Alteração de Cadastro de Atividade Econômica (CAE).
Os novos serviços online fazem parte de um pacote de medidas para modernizar e tornar mais eficiente a administração pública lançado pelo prefeito Rogério Cruz nesta quinta-feira (29/7), em coletiva de imprensa, no Palácio das Campinas (Paço Municipal).
Como acessar
Para acessar, o cidadão deve fazer o login no Portal do Contribuinte com CPF e senha, clicar na opção Processo Eletrônico Digital, escolher o serviço pretendido e iniciar o novo processo, adicionando todas as informações solicitadas. É possível também acompanhar o andamento do processo via sistema ou pelas notificações que serão enviadas ao e-mail cadastrado.
Os serviços digitais foram desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sictec) em parceria com o Escritório de Prioridades Estratégicas e com as secretarias municipais de Finanças (Sefin) e de Mobilidade (SMM) e Secretaria de Comunicação (Secom).
Defesa prévia e Recurso à Jari
A digitalização dos processos de Defesa Prévia e Recurso à Jari chegam para somar com a transferência de pontuação da CNH, que pode ser feita digitalmente desde março deste ano.
Entenda os novos serviços referentes à Mobilidade disponíveis no site da Prefeitura de Goiânia:
-Defesa Prévia – Cadep (1ª instância): Serviço disponível à sociedade como forma de recurso administrativo (meio legal) para contestar uma autuação de trânsito recebida. Público-alvo – todo cidadão goianiense ou cidadão que transitou na capital e teve uma autuação de trânsito.
-Recurso à Jari (2ª instância): Serviço disponível à sociedade como forma de recurso administrativo (meio legal) para contestar uma autuação de trânsito recebida. Público-alvo – todo cidadão goianiense ou cidadão que transitou na capital e teve uma autuação de trânsito.
Cadastro de Atividade Econômica (CAE)
A virtualização do Cadastro de Atividades Econômicas (CAE), obrigatório para empresas e pessoas físicas que exercem atividades de prestação de serviços, é a primeira ação efetiva da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) dentro do Processo Eletrônico Digital (PED), plataforma criada para ampliar os serviços online do município.
Neste primeiro momento, por meio do Portal do Contribuinte, o cidadão poderá solicitar a inclusão, abertura, alteração, baixa, suspensão, retorno e correção do CAE. Também será possível retificar dados provenientes da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), requerer isenção de Taxa de Funcionamento, modificação no Regime de Recolhimento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), além de requisitar informações ou consultas cadastrais.
Disponível para o contribuinte já nesta sexta-feira (23/7), além de realizar as solicitações online relativas ao CAE, o PED permitirá o acompanhamento em tempo real de todo o andamento do processo, sanar eventuais pendências, anexar documentos diversos e até mesmo desistir do processo a qualquer tempo.
O tempo médio de tramitação de cada processo físico chega a 30 dias. A expectativa é a de que a virtualização do procedimento reduza esse prazo pela metade. Hoje, o Cadastro de Atividades Econômicas tem 292.509 inscrições de pessoas física e jurídica.
Novo portal
As principais mudanças na nova versão do site da Prefeitura de Goiânia são o destaque maior para os serviços e a integração deles com todas as mídias da Prefeitura de Goiânia.
Os atalhos dos serviços oferecidos pela Prefeitura aparecem em primeiro plano, divididos de acordo com o perfil de interesse: Cidadão, Servidor, Empresa e Turista.
Uma nova ferramenta de comunicação também foi criada, o “web stories”, que permite uma divulgação rápida e dinâmica de conteúdo, em um formato já conhecido por usuários das redes sociais.
Além disso, na home do site o novo painel de notícias aparece mais robusto e dinâmico mesclando as publicações de noticias, banners de campanhas e os vídeos publicados no canal da Prefeitura de Goiânia.
As sessões internas do site (serviços, estrutura de governo, transparência, subsites e hotsites) foram melhoradas, elas receberam cara nova e ferramentas de pop-ups auto explicativas.
Já a ferramenta de busca foi refeita. Com mais inteligência, agora ela passa a entender o “peso” das palavras que o usuário utiliza, para tentar trazer sempre o melhor resultado de busca.
*Com informações da Prefeitura de Goiânia