A cidade perdeu sua cobertura de árvores e o fato é que está cada vez mais quente. Há muitos anos, a prefeitura garante que Goiânia é campeã mundial de arborização. Ou alguém está mentindo ou as demais zonas urbanas do planeta perderam completamente a vegetação. A verdade é que alguns bairros têm clima de deserto.

{mp3}stories/audio/2013/Fevereiro/acidadeeofato_27.02{/mp3}

Por isso, a Rádio 730, o Rotary Club e o Diário da Manhã conseguiram diversos parceiros para a campanha “Quero uma cidade menos quente e com mais árvores”. A Federação Goiana de Futebol, o governo de Goiás e as prefeituras de Goiânia, Goianira e Inhumas estão participando. O projeto começou no programa “Clube da Felicidade”, com Kadmous Alassal. Agora, Kadmous ampliou a ideia e quer não apenas plantar árvores, mas substituir o concreto pelo verde. A primeira grande ideia é o governo desistir de refazer o Estádio Olímpico e, no lugar, implantar um parque como o Central, em Nova York.

Kadmous Alassal está corretíssimo. O governador Marconi Perillo pode fazer um bem enorme para Goiânia. Primeiro, acabando com o imenso buraco no centro da cidade. Segundo, o governador manteria o laboratório de esportes, sem prejudicar modalidades em que Goiás é carente. Terceiro, Goiânia não precisa de mais um estádio, muito menos construído com dinheiro público e menos ainda na região central.

O estádio Olímpico era essencial quando não havia o Serra Dourada e os clubes não tinham as próprias praças de jogos. Agora, o Olímpico é apenas um retrato na parede da memória. Como o ex-governador Alcides Rodrigues implodiu as paredes, ficaram apenas as lembranças, que são o quadro que dói mais. Ao contrário do que canta Belchior, não somos os mesmos nem vivemos como nossos pais. Eles ouviam o barulho da torcida, nós ouvimos o zumbido do mosquito da dengue.

O fundador de Goiânia, Pedro Ludovico, que dava nome ao estádio, ficaria feliz com a ideia de Kadmous. No plano original da Capital, o fundador Pedro Ludovico incluiu um Central Park, como o de Nova York, que ele admirava. A reserva florestal iria da Avenida Tocantins à Alameda das Rosas. Pedro Ludovico foi derrubado do poder e, quando voltou, a especulação imobiliária havia derrubado tudo.

Oferecer qualidade de vida a todos é a grande homenagem a ser feita ao estádio, a Pedro Ludovico e a quem tem saudades daquela época. Para isso, nada melhor que um parque em meio a tanto concreto e tantas recordações.