Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), promove, nesta sexta-feira (24/9), em parceria com o Hemocentro uma ação para incentivar a doação de sangue. O ato, integrado com Polícia Rodoviária Federal, Detran Goiás e Grupo Triunfo Concebra, faz parte da Semana Nacional de Trânsito. 

Leia mais: Goiânia começa a vacinar jovens a partir de 15 anos contra a Covid-19 nesta quinta-feira (23)

Na ocasião, será realizada uma blitz educativa com foco nos pedestres que transitam pela Região do Bairro Alto da Glória e BR-153. O objetivo é alertar sobre os cuidados e a consciência no trânsito, principalmente no momento da travessia. 

Quem pode doar?

Para fazer uma doação de sangue é necessário estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto, válido em todo o território nacional, e idade entre 16 e 69 anos, sendo que antes de completar 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis.  

Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer doação. Já para vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas.

No caso da vacina contra o novo coronavírus é preciso esperar 48 horas após a Coronavac e sete dias após a aplicação das demais. Pessoas que tiveram contato com pacientes infectados ou com suspeita de Covid-19 devem ficar 14 dias sem poder doar, já para quem foi considerado caso suspeito ou confirmado, o prazo de inaptidão é de 30 dias após a remissão dos sintomas.

*Com informações da Prefeitura de Goiânia