A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza, nesta quinta-feira (27/5), dois eventos virtuais voltados para a formação de profissionais. Às 09h, o webinar “Preceptoria no SUS: formação de profissionais de saúde” dá início ao preparo de instrutores da SMS. Já o Curso de Formação para Conselheiros de Saúde, às 14h, discute a estruturação dos conselhos locais. Ambos têm formato virtual e podem ser acessados via canais oficiais no YouTube.

Leia também: Goiânia continua sem vacinas para aplicação da 1ª dose em grupos prioritários

O webinar “Preceptoria no SUS: formação de profissionais de saúde” é uma realização da Escola Municipal de Saúde Pública de Goiânia (EMSP) e do Grupo de Trabalho Preceptoria no SUS em Goiânia. O objetivo é fornecer elementos para a constante qualificação dos profissionais que recebem estudantes, contribuindo com os princípios de reorientação da formação em saúde proposta pela Política Nacional de Educação Permanente em Saúde.

A palestra é ministrada pelo professor Dr. Marcelo Viana da Costa, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), doutor em educação interprofissional. “Esse evento inicia o processo de formação dos preceptores da SMS. Outro webinário está previsto para junho e a equipe também prepara um curso que deve ser iniciado no segundo semestre deste ano”, explica a diretora de gestão e desenvolvimento de Pessoas da SMS, Camila Lucas de Souza.

As inscrições para o webinar ainda estão abertas e podem ser feitas pelos endereços: https://bityli.com/7iaJp ou encurtador.com.br/gprLR. O evento é transmitido a partir das 09h, pelo canal de YouTube da SMS, acessível através do link https://youtu.be/8rpiHVQ92KY.

Às 14h, o Conselho Municipal de Saúde de Goiânia, com o apoio da Comissão de Educação Permanente para o Controle Social do SUS (CIEPCSS), dá início ao Curso de Formação para Conselheiras(os) de Saúde. Também em formato virtual, o evento tem a finalidade de instrumentalizar as(os) Conselheiras(os) de Saúde para que possam exercer suas funções de formular, acompanhar e fiscalizar políticas da área.

Cerca de 900 conselheiros locais pertencentes aos sete distritos sanitários de saúde devem participar da formação que, ao todo, é constituída por quatro módulos. No primeiro, será apresentado o Regimento Interno dos Conselhos Locais de Saúde que norteará a construção dos regimentos internos de cada conselho local, conforme sua própria realidade. Até o final da formação, serão discutidos temas pertinentes ao trabalho dos conselheiros, como legislação do SUS, cidadania e atuação nas comunidades.

A abertura será às 14h, também pelo YouTube, no link https://www.youtube.com/watch?v=GguFWvgdNOQ.

*Com informações da Prefeitura de Goiânia