Neste sábado (30) e domingo (1), o Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira recebe a Copa do Brasil de Flag Football, na etapa Centro-Oeste. Nesta etapa, nove equipes da região vão participar, sendo elas: Goiânia Saints/GO, Goiânia Rednecks/GO, Anápolis Tigers/GO, Rebeldes do Cerrado/DF, Masters Of Flag/DF, Campo Grande Predadores/MS, Dourados Javalis/MS, Campo Grande Cowboys/MS e Rondonópolis Hawks/MT.

O evento é organizado pelas equipes goianas de Futebol Americano e Flag Footbal, Goiânia Saints e Goiânia Rednecks, em parceria com a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL). No sábado (30), as partidas serão durante todo o dia, das 8h às 15h30, já no último dia, os confrontos são na parte da manhã – 8h às 10h30. Além disso, dois campos simultâneos vão ser utilizados.

Geralmente, a duração de uma partida de Flag Football é 1 hora. Para entrar no estádio e assistir aos jogos, os torcedores precisam levar 1 kilo de alimento não perecível para cada dia.

Leia também: 9&Gol #22 | Brasil se prepara para a disputa do Mundial de Flag, em Israel

Copa do Brasil de Flag Football (Foto: SEEL)
Conheça o Flag Football:

O Flag Football é uma variação do Futebol Americano, disputado entre duas equipes com cinco atletas de cada lado com substituições ilimitadas. No ataque, as posições são: Quarterback (QB), Wide Receiver (WR) e Center (C). Já na defesa, as posições são: Blitzer (BL), Defensor (DEF). Nesse caso, alguns locais se aplica as variações entre Cornerback (CB) e Safety (S) ao invés de apenas Defensor.

O ataque precisa avançar no campo para marcar o Touchdown (Pontuação máxima) que vale 6 (seis) pontos, porém, possui 4 (quatro) tentativas para ultrapassar pelo menos o meio do campo e se conseguir, possui mais 4 (quatro) tentativas para conseguir entrar na Endzone, seja através de um passe ou de uma corrida com a bola, marcando assim o Touchdown. Caso não consiga avançar o necessário, a posse de bola se inverte para o adversário, que terá as mesmas tentativas.