A cidade de Goiânia sediou a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Vôlei Sentado 2024. Na quarta-feira (5), o Sesi-SP, sediado em Suzano, sagrou-se campeão ao vencer de virada a ASPAEGO-GO por 3 sets a 2, com parciais de 23/25, 20/25, 25/23, 25/20 e 15/11.
A final ocorreu no ginásio Rio Vermelho. Este foi o 18º título do Sesi no Campeonato Brasileiro feminino. A conquista foi alcançada de forma invicta, com seis vitórias.
Na fase de grupos, a equipe venceu a ASPAEGO-GO, ADD-SP, ADFEGO-GO e APESBLU-SC, terminando em primeiro lugar na chave. Na semifinal, as suzanenses enfrentaram novamente a ADFEGO-GO e venceram por 3 a 0. Confira a campanha do campeão:
Primeira fase
- Sesi 3 x 0 ASPAEGO-GO
- Sesi 3 x 0 ADD-SP
- ADFEGO-GO 0 X 3 Sesi
- Sesi 3 x 0 APESBLU-SC
Semifinal
- Sesi 3 x 0 ADFEGO-GO
Final
- Sesi 3 x 2 ASPAEGO-GO
Este é o terceiro ano consecutivo que Goiânia recebe o campeonato e a primeira vez que o evento acontece no Ginásio Rio Vermelho. Cinco times disputaram a competição. O presidente da Confederação Brasileira De Voleibol Para Deficientes (CBVD), Ângelo Alves Neto, explica que o campeonato vai muito além de uma simples competição.
“Esse evento está virando uma marca iniciarmos a temporada feminina em Goiânia. Aqui a receptividade dos clubes, das entidades, dos órgãos públicos é fantástica. Não tem como não iniciar nosso trabalho nessa cidade maravilhosa”, disse.
Ação do Olympismo 365
Apresentar mais sobre o esporte paralímpico, é fundamental para promover inclusão, diversidade e espírito de superação, exatamente um dos objetivos do Olympismo 365. Essas experiências ampliam horizontes e mostram o poder transformador pelo esporte.
“Acho que tudo isso é novo para eles. Não sei se já tinham essa vivência do esporte paralímpico, do vôlei sentado. Então, vocês [Olympismo 365] trazendo isso para a visão dos jovens abre muitas janelas. Eu conheci o projeto, que é bem bacana e a gente conta com a torcida de todo mundo”, afirmou a atleta da ASPAEGO-GO, Adria Silva.
A emoção na quadra é transmitida aos jovens que assistem atentos da arquibancada. Eles foram convidados a acompanhar a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Vôlei Sentado 2024.
“Ter essa oportunidade é incrível. A gente só vê pela TV, então ver isso pessoalmente é outra realidade. É incrível a experiência”, contou a aprendiz do futuro, Isadora Alves da Silva.
“Acho que quando a gente está atrás de uma tela, nossa perspectiva é muito diferente. É muito mais importante estar aqui do lado das atletas, das pessoas, participando de tudo, até nosso sangue fica mais quente”, explica o jovem aprendiz, Daniel Vilela Queiroz.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 10 – Redução das Desigualdades
Leia também: