Goiânia sedia a segunda competição nacional mais importante do Futebol-de-Cinco – a Copa Brasil Série B (futebol de cegos).

A copa, promovida pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), em parceria com a Agência Goiana de Esporte e Lazer (Agel) e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Goiânia (Semel), terá a abertura oficial realizada na próxima quinta-feira, 13, na Associação de Surdos de Goiânia, com atividades programadas entre os dias 11 e 16 de outubro.

O evento terá a participação de oito equipes, de diferentes Estados, que estarão na disputa do título e do acesso à Copa Brasil Série A – 2012. A campeã e a vice do torneio garantem a vaga. Os jogos serão realizados durante todo o dia e nos dias 15 e 16 – etapa final da competição – as disputas acontecerão das 15 às 21 horas.

Futebol-de-Cinco

O Futebol-de-Cinco é exclusivo para cegos ou deficientes visuais. As partidas normalmente são em uma quadra de futsal adaptada, mas, desde os Jogos Paraolímpicos de Atenas, também têm sido praticadas em campos de grama sintética. Junto às linhas laterais, são colocadas bandas que impedem que a bola saia do campo. Cada time é formado por cinco jogadores, um goleiro e quatro na linha.

A bola tem guizos internos para que os atletas consigam localizá-la. A torcida só pode se manifestar na hora do gol. Os jogadores usam uma venda nos olhos e se tocá-la é falta. O jogo tem dois tempos de 25 minutos e intervalo de dez minutos. No Brasil, a modalidade é administrada pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).