Teve início nesta quarta-feira (09) a reunião técnica do 4º Encontro do Pacto Integrador de Segurança Pública Interestadual e a 64ª Reunião do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp).

O vice-governador e titular da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP-GO), José Eliton, deu as boas-vindas aos participantes do encontro, que é realizado em um hotel na Avenida República do Líbano, no Setor Oeste, em Goiânia.

Durante o evento, foram apresentadas metas e estratégias desenvolvidas de forma cooperativa entre os estados no combate à criminialidade em diversas áreas. Na abertura, José Eliton destacou a importância da criação do pacto.

“O pacto vem em um  momento de vazio de políticas públicas na área de segurança coordenadas em um âmbito nacional. Não temos uma política de Segurança Pública nacional até hoje. Neste primeiro dia, serão mapeadas todas as divisas e formalizar as ações de combate aos diversos crimes organizados, roubo a bancos, tráficos de drogas, de armas”, ressalta.

Participaram do primeiro dia do evento delegados e secretários de Segurança Pública de todos os estados, além da presença da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Carmen Lúcia, e do governador Marconi Perillo. Outro tema em pauta, segundo José Eliton, é a necessidade de maior participação do governo federal junto aos Estados no combate à criminalidade.

“Será colocado na pauta amanhã. Não apenas eu, mas o governador Marconi Perillo tem defendido com muita veemência investimentos no financiamento da Segurança Pública por parte da União. Precisamos efetivamente unir esforços. Poder público, setor privado, especialmente a sociedade como um todo para defender as mudanças e ter a paz tão sonhada no país”, conclui.

Secretários de todos os estados brasileiros participarão do encontro na capital goiana. O evento acontece entre os dias 9 e 11 de novembro.

Com informações do repórter Jerônimo Junio