Goiânia é o 23º melhor ambiente de negócios do Brasil (Foto: Divulgação/Prefeitura de Goiânia) 

Goiânia subiu nove posições no ranking de melhor ambiente de negócios do país. A informação é da Urban Systems, uma empresa referência em inteligência e consultoria de mercado em todo o Brasil. A empresa divulgou o estudo com as 100 melhores cidades para fazer negócios no Brasil e a capital do estado apereceu na 23º posição, uma melhora em relação ao ano passado, quando era 32º colocada.

A Urban Systems considerou o potencial de desenvolvimento das cidades através de análises sobre infraestrutura, capital humano e desenvolvimento socioeconômico. Goiânia é a melhor cidade do Estado e tem o terceiro melhor desempenho do Centro-Oeste brasileiro, ficou atrás de de Cuiabá (MT) e Brasília (DF).

O melhor índice de Goiânia foi em Infraestrutura, alcançando o quinto lugar, em 2018 a cidade ocupava a oitava posição. O prefeito Iris Resende comentou a melhora da capital nesse quesito. “Colocamos a máquina em ordem e agora é obra a cada dia, a cada hora, assim vamos atendendo aos clamores da população. Reformando e construindo praças, pavimentando 31 bairros que surgiram depois que eu deixei a prefeitura. Vamos deixar Goiânia, como eu disse na campanha, uma cidade gostosa e bonita”. Segundo informações da assessoria da prefeitura, está no planejamento investir cerca de R$ 1,4 bilhão até o final de 2020.

A metodologia utilizada pela Urban Systems para construir o ranking é uma análise estatística chamada Índice de Qualidade Mercadológica. (IQM). O estudo tem objetivo de servir como parâmetro para a qualificação de mercado específico. A empresa analisou 317 municípios e listou os que têm mais de 100 mil habitantes porque representam 70% do Produto Interno Bruto.