Secretaria Municipal de Saúde acolhe novos médicos residentes (Foto: Divulgação) 

A saúde de Goiânia terá mais 26 médicos. Os profissionais são participantes dos programas de Residência Médica desenvolvidos nas unidades da Secretaria Municipal de Saúde da Capital. As especialidades dos novos residentes são: mastologia, neonatologia, pediatria, ginecologia e em Medicina de Família e Comunidade (PRMMFC), que está sendo oferecido pela SMS pela primeira vez. A Prefeitura de Goiânia informou que fará uma recepção para os médicos no Salão Nobre do Paço Municipal, às 8h da segunda-feira (2).

A administração da Capital realizou o processo seletivo para a especialidade em Medicina de Família e Comunidade em janeiro deste ano. O PRMMFC é uma modalidade de ensino de pós graduação latu sensu, sob a forma de curso de especialização, e se caracteriza por treinamento em serviço, sendo o principal objetivo a formação de profissionais para atuar na atenção primária à saúde. É ofertada apenas para médicos.

Com duração de dois anos, a expectativa é que a cada ano sejam incluídos nove novos residentes. Segundo a Prefeitura, os médicos receberão bolsa financiada pelos Ministérios da Educação e Saúde para desenvolverem as atividades teóricas e práticas com carga horária de 60 horas semanais.

A secretária de Saúde de Goiânia, Fátima Mrué, comentou sobre a especialidade em Medicina de Família e Comunidade. “É uma especialidade que engloba a prestação de cuidados personalizados e continuados a indivíduos e famílias de uma determinada população, independentemente de idade, sexo ou problema de saúde. É realmente algo para se comemorar”, disse.