O futebol apresentado nas quatro partidas anteriores, quando o Goiânia venceu três e empatou uma não apareceu na noite deste sábado (17/1), quando o Galo foi goleado pelo Grêmio, pelas oitavas de final, da Copa São Paulo de Futebol Júnior, em São José do Rio Preto-SP. Time goiano volta para casa, Grêmio encara o Botafogo-SP, que eliminou o Fluminense.
1º Tempo
Nos primeiros minutos da partida, as duas equipes mostraram equilíbrio, atacando e também defendendo com eficiência. A primeira investida foi do Goiânia, aos 55 segundo, quando Lucas Freire arriscou de fora da área – o chute saiu fraco, facilitando a defesa do goleiro Gritti.
O segundo lance de perigo só apareceu, aos nove minutos. Raul cobrou falta da intermediaria, mas a bola passou longe do gol. Logo depois, o Grêmio voltou a assustar o Galo. Aos 11, Júnior cruzou da esquerda, Vico cabeceou firme, obrigando Pollaco a operar o primeiro “milagre” do jogo. O goleiro alvinegro espalmou para linha de fundo. Na cobrança do escanteio, Vico subiu sozinho, a bola carimbou o travessão do Goiânia.
Após assustar o Goiânia por duas vezes, o Grêmio tomou gosto pela partida. O time gaúcho pressionava o adversário, mostrando que os goianos deviam abrir os olhos. Aos 24, o lateral Júnior cobrou falta, colocando a bola no ângulo esquerdo: Golaço! Grêmio 1×0 Goiânia.
Cinco minutos após abrir o placar, o Grêmio voltou a incomodar a defesa do Galo. A bola cruzada da esquerda caiu nos pés de Luis Felipe. O atacante arriscou de primeira, obrigando o goleiro Pollaco a operar o segundo “milagre” da partida.
Pressionado pelo adversário, o Goiânia valorizava a posse de bola, trocando passes no meio de campo, mas o ataca goiano não conseguia romper a defesa do Grêmio. Aos 38 minutos, quando todos esperavam um cruzamento na grande área, o atacante Ivamar soltou uma bomba, obrigando o gaúcho a operar o terceiro “milagre” da noite. Gritti , de mão trocada, desviou a bola que tinha endereço certo: o gol.
A primeira etapa de jogo no Estádio Benedito Teixeira, em São José do Rio Preto –SP, terminou com os gaúchos na frente: Grêmio 1×0 Goiânia.
2º Tempo
Ao contrário do primeiro tempo, o Goiânia não começou bem a segunda etapa da partida. Logo , aos 5, o Grêmio mostrou que os últimos 45 minutos seriam dominados pelo Tricolor. Após cobrança de escanteio, Luís Felipe cabeceou para o fundo das redes, mas a arbitragem anulou o gol, alegando que o atacante teria cometido falta em um defensor do Galo.
Pressionado no setor defensivo, o Goiânia assistia o Grêmio jogar com facilidade pelas laterais do campo. Aos 10, os gaúchos cobraram falta, bola alçada na área – Luís Felipe aproveitou a falha do goleiro Pollaco e ampliou: Grêmio 2×0 Goiânia!
O segundo gol foi um “balde de água fria” para o Goiânia. O time do técnico Fabrício Carvalho demostrava nervosismo e não conseguia chegar ao ataque. Do outro lado, o Grêmio dominava as ações de jogo, sobretudo, no meio de campo.
Aos 19, o Grêmio avançou em velocidade, pelo meio campo, a triangulação terminou nos pés de Tay, que saiu do banco de reservas para marcar o terceiro gol gaúcho: Grêmio 3×0 Goiânia.
Já goleado pelo, o Goiânia só voltou ao ataque, aos 22 minutos, quando o camisa nove Ivamar arriscou de fora da área. A bola passou longe do gol defendido por Gritti. Aos 27, as coisas pioram para o Galo, quando o técnico Fabrício Carvalho foi expulso de campo.
Nos últimos minutos da partida, o Goiânia tentou a todo custo marcar o gol de honra, mas sem eficiência não conseguiu. O Grêmio aproveitou para marcar mais um. Aos 43, Tay deixou Tontini em ótimas condições, dentro da área, o meia teve tranquilidade para dominar, escolher o canto e ampliar a goleada gaúcha: Grêmio 4×0 Goiânia.
Gol de honra
Já no “apagar das luzes”, o Goiânia conseguiu marcar o gol de honra. O volante Bruno arriscou de longe, aos 48, a bola só parou no âmgulo esquerdo do goleiro Gritti, que nada pôde fazer para impedir o gol do Galo: Grêmio 4×1 Goiânia.
Ficha Técnica
Grêmio 3x0GoiâniaLocal: Estádio Benedito Teixeira, em São José do Rio Preto (SP) Horário: 21h (Horário de Brasília-DF)Cartões amarelos: Kaio (Goiânia), Kaio (Grêmio), Pedrinho (Goiânia), Bruno (Goiânia), Marcinho (Goiânia), Raul (Grêmio), Kaio (Grêmio), Tay (Grêmio)Gol: Júnior (Grêmio, aos 24’/1º tempo), Luís Felipe (Grêmio, aos 10’/2º tempo) , Tay (Grêmio, aos 19’/2º tempo) e Tontino (Grêmio, aos 43’/2º tempo)
GRÊMIO: Gritti; Raul , Lucas Dias, Denilson e Júnior (Guilherme); Kaio, Arthur, Vico (Tay), Iago; Luis Felipe e Tilica Técnico: James Freitas
GOIÂNIA: Pollaco; Kaio, Rodrigo Ramos, Dentinho e Yan (Paraíba); Bruno Oliveira, Ivamar, Lucas Freire (Pedrinho), Marcinho; Rafael Cruz (Lucas Tabata)Técnico: Fabricio Carvalho