O Conselho Estadual da Igualdade Racial – Conir leva até Brasília dezenas de pessoas para acompanhar os senadores na votação do Estatuto da Igualdade Racial, previsto para as 10 horas desta quarta-feira, dia 16. Um ônibus parte às 6h30 de Goiânia.
A Presidenta do Conir, Nailde Borges está entusiasmada com a votação favorável, explica que a população negra anseia pela aprovação desse Estatuto, considerado um marco na questão racial brasileira. Ela disse também que “temos de evitar que essa votação continue sendo adiada no Senado, pois esse Estatuto virá para resolver de vez a questão da discriminação racial no Brasil”.
Depois de ser apresentado pelo senador Paulo Paim, em 2003, o projeto de lei foi para a Câmara dos Deputados, onde sofreu modificações até ser aprovado por Comissão Especial, em setembro de 2009. De volta ao Senado Federal, o projeto será agora votado nesta quarta-feira pela Comissão de Constituição e Justiça – CCJ e tem como relator o senador Demóstenes Torres, que também é presidente da Comissão.