O Goiás venceu o Brasiliense por 1 a 0 – gol do atacante Iarley – ontem, na Boca do Jacaré, em Taguatinga-DF. Com resultado, leva vantagem do empate no jogo de volta pela segunda fase da Copa do Brasil, na próxima quinta-feira, no Serra Dourada, para garantir vaga nas oitavas-de-final. O classificado pega o Águia do Marabá-PA ou o Fluminense. Sem conseguir a classificação antecipada – teria que vencer por dois gols de diferença –, agora, o Verde faz três jogos decisivos em oito dias. Antes de pegar o Brasiliense, no domingo, enfrenta o Crac, em Catalão, pela semifinal do Goianão.
Depois, recebe o Leão na partida decisiva, no Serra Dourada, no dia 19 (domingo). No começo do jogo, o Brasiliense teve as melhores chances. Aos 13 minutos, após cobrança de escanteio, Cris subiu livre na área, mas, para a sorte dos esmeraldinos, o zagueiro cabeceou para fora. Sem criatividade no meio-campo – o técnico Hélio dos Anjos optou por três volantes com a escalação de Fábio Bahia –, Goiás não levava perigo. No início da partida, só chegou uma vez com o atacante Felipe, que chutou em cima do goleiro.
O Goiás acordou e, em três minutos, criou três chances. Aos 20, Vítor desperdiçou boa chance para o Verdão, após erro do volante Coquinho. O ala-direita demorou para lançar a Felipe ou Iarley, que estavam livres de marcação. Everton quase marcou aos 22. O volante surgiu livre na área após escanteio, mas  Edinho salvou em cima da linha do gol. Na sequência, Leandro Euzébio cabeceou na trave; goleiro Guto já estava batido.
Em partida truncada e com forte marcação no meio-campo, eram poucas as jogadas no ataque das duas equipes. O Goiás não explorava os alas, o que era intenção de Hélio dos Anjos com a escalação de três zagueiros, três volantes e sem meia-armador. A bola aérea era a melhor opção esmeraldina. Aos 30 minutos, Ernando cabeceou com perigo, mas para fora.
Sem meia, Hélio dos Anjos viu que não dava certo. Mudou. Ora Vítor fazia a função, ora Júlio César. Aí deu certo. Numa jogada deste último pelo meio-campo e após ginga de corpo, ele tocou para Felipe, que lançou Iarley. O atacante deu sorte no escorregão do zagueiro Aílson – livre, o atacante esmeraldino chutou forte, sem chances para Guto: Goiás 1 a 0. No começo do segundo tempo, só deu Goiás, que recuou na metade da etapa, mas o Brasiliense, cansado, não incomodou o goleiro Harlei. O meia Rafinha, que entrou no lugar de Felipe, perdeu boa chance aos 35 minutos. No final, Verdão desperdiçou outras chances e não conseguiu ampliar e eliminar o rival.

GOIANÃO
O Goiás agora se volta para o Campeonato Goiano. O Verdão estreia na semifinal contra o Crac no próximo domingo, em Catalão. O volante Ramalho, suspenso, é o desfalque esmeraldino. Melhor campanha do estadual na primeira fase, o alviverde joga pela igualdade de pontos e saldo de gols nas duas partidas da próxima fase para ser finalista do Goianão.