A ideia era somar pontos contra um adversário em crescimento na Série B, jogando fora de casa. Mas o que o Goiás somou foi uma série de erros, principalmente defensivos, e mais quatro gols tomados na classificação. O Icasa não deu chances ao azar e bateu o Esmeraldino por 4 a 2 no estádio Romeirão, mostrando artilharia pesada em chutes precisos.

Para o time cearense, marcaram Osmar, ex-Vila Nova, Dodó e Diogo França, duas vezes. Para o Verdão da Serrinha, que descontou foi Douglas e Elivélton, com dois belos gols. Com o resultado negativo, o Goiás permanece com 25 pontos, ainda na sexta posição, mas podendo perder quatro posições, uma delas para o rival Vila Nova. Já o Icasa segue em reação e alcança a 10° posição, com 24 pontos.

1° tempo

Contra um adversário que não perdia a quatro jogos, o Goiás se mostrou bem postado no inicio da partida e teve atitude ofensiva, criando boas chances na frente, mesmo deixando um pouco de espaço na defesa. O Verdão do Centro-Oeste chegou primeiro aos cinco minutos, em cobrança de falta do volante Alan Bahia, que passou por cima. O Icasa chegou pela primeira vez aos 16 minutos, em chute de Diego Palhinha, que Harlei afastou. Aos 19, Alan Bahia tentou novamente de fora da área, mas sem sucesso.

A partir daí, o Goiás começou a ter muito trabalho com o camisa 10 do Verdão do Cariri, Junior Xuxa, que infernizava a defesa esmeraldina. Só que foi o Goiás que chegou com força, aos 24 minutos, em um lance incrível. Felipe Amorim aproveitou bobeira da zaga, driblou o goleiro e errou o chute. Mesmo assim, ela cruzou a pequena área e sobrou para Carlos Alberto, com o gol aberto, mas o volante isolou.

Depois da chance desperdiçada, só deu Icasa. Aos 25, Diego Palhinha chutou, Harlei bateu roupa e a bola sobrou para Marciano, que empurrou para as redes, mas o árbitro anulou apontando impedimento. O aviso foi dado, mas o Goiás não escutou. Aos 41 minutos, Osmar, ex-lateral direito do Vila Nova, abriu espaço e disparou uma bomba de longe, sem chance alguma para a defesa de Harlei. A “boa” noticia para o Goiás veio no fim da primeira etapa, com a saída de Junior Xuxa, que atormentava a defesa esmeraldina, lesionado.

2° tempo

O Goiás começou querendo chegar ao empate nos primeiros segundos da etapa final. Com menos de 30 segundos, Felipe Amorim arriscou de longe, mas Marcelo Pitol defendeu. Aos dois minutos, foi a vez de Douglas tentar, mas o goleiro do time cearense agarrou novamente. Se lançando a frente, o Goiás descuidou das costas. E pagou por isso. Aos três da etapa final, Marino deu a assistência para Diogo França, sozinho, driblar Harlei e empurrar para as redes.

O gol não abalou o Goiás, que continuou tentando. E chegou ao seu gol com 13 minutos, em jogada individual de Douglas, que fez fila na defesa e disparou de perna esquerda. Só que o balde de água fria veio dois minutos depois. Aos 15, como se desfilasse na grande área, Dodó driblou um defensor e chutou forte. Harlei nem viu a bola passar. Com Pardalzinho no lugar de Andrezinho, o Goiás voltou a chegar a frente. Aos 21, outro que entrou na equipe, Elivelton, mandou uma bomba de longe e Marcelo Pitol nada pôde fazer.

O Icasa não sentiu o gol e continuou fazendo seu jogo. Aos 26, quase aumentou com Marciano, mas Harlei saiu bem do gol para impedir. Aos 29, o Verdão do Cariri não desperdiçou. Diogo França, mais uma vez, disparou um belo chute do meio da rua e Harlei, um pouco adiantado, nem saltou na bola. O gol desmoronou de vez com o Goiás, que ficou ainda mais sem força ofensiva com a saída do estreante Wellington para a entrada de Marcelo Costa.

O Goiás agora vai tentar a recuperação na Série B contra o Guarani, na próxima terça-feira, as 20h30, no estádio Serra Dourada, pela última rodada do primeiro turno. Já o Icasa vira o turno contra um adversário complicado: encara a Portuguesa, no próximo sábado, as 16h20, no Canindé.

FICHA TÉCNICA
ICASA 4×2 GOIÁS

Local: Romeirão, em Juazeiro do Norte (CE)
Data/hora: 19/08, às 20h30 (de Brasília)
Árbitro: Cláudio Mercante (PE)
Assistentes: Ubirajara Ferraz Jota (PE) e Elan Vieira de Souza (PE)
Cartões amarelos: Luis Henrique, Everaldo (ICA); Alan Bahia (GOI)

GOLS: Osmar, 40’/1T (1-0); Diogo França, 3’/2T (2-0); Douglas, 13’/2T (2-1); Dodó, 15’/2T (3-1); Elivelton, 19’/2T (3-2); Diogo França, 29’/2T (4-2)

ICASA: Marcelo Pitol, Ramon, Everaldo e Luis Henrique; Osmar, Dodó, Marino, Diego Palhinha (Luís Ricardo), Júnior Xuxa (Diogo França) e Janílson; Marciano (Fábio Lima).
Técnico: Márcio Bittencourt.

GOIÁS: Harlei, Douglas, Rafael Tolói, Ernando e Andrezinho (Max Pardalzinho); Marcinho Guerreiro, Alan Bahia, Carlos Alberto e Diniz (Elivelton); Felipe Amorin e Wellington (Marcelo Costa).
Técnico: Márcio Goiano.