A intenção da diretoria do Goiás Esporte Clube com a liberação para a volta aos treinos, era pra que os jogadores se apresentassem nesta sexta-feira (29), no entanto os planos esmeraldinos mudaram e o elenco será dividido para testes da Covid-19 a partir da próxima segunda-feira (1º)
“Na hora da testagem, como são mais de 60 pessoas – entre jogadores, comissão técnica e pessoal de apoio – a gente entendeu que poderia acontecer uma aglomeração muito grande. Não dá pra fazer a testagem em um dia só e como se trata de um exame que demora um tempo para ficar pronto e como não existe uma agonia, pressa”, disse Marcelo Almeida, presidente do Goiás, que deu mais detalhes sobre o cronograma que será seguido pelo elenco.
“Uma parte na segunda-feira e talvez na terça a gente consiga fazer com outra parte do grupo por completo. Eles aguardarão os resultados que podem sair com 48 horas. Nesse caso o treino só vai acontecer só depois dos resultados. Vamos seguir um critério muito rigoroso”, completou o dirigente.
O presidente esmeraldino também explicou que além dos exames, todos os envolvidos nos treinos do Goiás no CT, passarão por outros procedimentos.
“Será feito o exame do PCR, que é aquele do cotonete introduzido nas narinas para a coleta de secreção, e faremos, também, o exame de coleta de sangue para estudarmos a presença de anticorpos. Todos os atletas serão submetidos à realização desses exames, que serão feitos periodicamente, a cada 15 dias, ou se necessário for, se apresentarem sintomas. Vale lembrar que teremos uma pessoa no CT que diariamente vai questionar os jogadores sobre o estado de saúde pessoal e de pessoas da família também. As temperaturas serão rigorosamente medidas ao chegarem no centro de treinamento”.
Aparelho desinfetante
Marcelo Almeida também revelou que o Goiás comprou um aparelho para “desinfetar” as pessoas que participarão dos treinos no CT Edmo Edmundo Pinheiro no Parque Anhanguera. O Internacional já trabalha com esse aparelho nos treinos.
“É um aparelho desinfetante, que alguns clubes de ponta estão usando. O atleta passa por um túnel para entrar no campo ou em outras dependências do clube. Tem um produto químico que promove a limpeza desse atleta. Esse aparelho tá chegando nesta semana e montamos um aparato muito rigoroso para receber esses atletas. Não temos pressa, afinal treinamos com um objetivo, um campeonato, e não tem uma competição pela frente”, finalizou.