Goiás se destaca no ranking dos 246 municípios dos estados brasileiros na vacinação contra o vírus H1N1. A superintendente Política e Atenção Integral da Saúde Elizabeth Araújo afirma que a região está entre os cinco estados que conseguiu o maior número em termos de homogeneidade “nós temos 88,8% de todos os municípios com cobertura acima de 80% considerando todos os grupos de prioridade” destaca.

Até o momento foram contabilizados neste ano 353 suspeito de gripe A, destes 257 não constataram a doença, números esses identificados por oito mortes “nosso grande pique referente ao ano passado aconteceram nos meses de agosto e setembro, porém devido às altas coberturas vacinais, atualmente 60% da população está imunizada” afirma.

Segunda a superintendente caso ocorra o aumento destes casos os postos de vacinação estão preparados. “Nós já evoluímos com as vacinações dificilmente será notificados casos graves.

Os cuidados em lavar as mãos, usar máscaras, caso seja identificado à doença evitar sair de casa para não contaminar outras pessoas devem ser consideradas pela população” complementa.

Dos 356 casos suspeitos no estado, as cidades com maior número de casos foram: Goiânia que apresentou 167 casos, Aparecida de Goiânia com 27 e Senador Canedo 13 casos identificados.