O Goiás amargou mais um revés na Série B, o décimo quarto no torneio. Na noite desta sexta-feira, 18, o Verdão foi derrotado pelo Luverdense por 1 a 0 no Estádio Passo das Emas e deixa a despedida da temporada 2016 cada vez mais melancólica.
O autor do gol mato-grossense foi o volante Ricardo. Com o resultado, o Esmeraldino permanece com 47 pontos, na 14ª colocação. Desta forma, a equipe alviverde não pode mais terminar à frente do arquirrival Vila Nova. Ultrapassar o Tigre foi um pedido do presidente Sérgio Rassi, segundo afirmou Walter em coletiva de imprensa. Em seu último compromisso do ano, o Goiás encara o rebaixado Sampaio Corrêa, na terça-feira, 22, às 19h15, no Estádio Olímpico Pedro Ludovico.
Por sua vez, o Luverdense chega aos 55 pontos e sobe duas posições na tabela, assumindo o oitavo lugar. O LEC encerra a temporada de 2016 fora de casa, contra o CRB, no Rei Pelé. O último duelo do Alviverde do Mato Grosso na Série B deste ano será no sábado, 26, às 17h30.
Falha?
Apoiado pela pequena, mas animada torcida que compareceu ao Passo das Emas, o Luverdense começou o jogo em cima do Goiás. Na primeira boa oportunidade, Sérgio Mota finalizou mal, mas na segunda, aos 22 minutos, Ricardo não perdoou. O volante avançou no campo e arriscou da intermediária. Antes de entrar, a bola ainda pingou no gramado e enganou o goleiro Renan, que não jogava desde a 17ª rodada. Falha do arqueiro ou falta de sorte, o placar foi aberto pelo LEC.
Redenção
Apesar do próprio Renan, em entrevista ao Sportv, ter classificado a bola do gol como “defensável”, o goleiro tem crédito pelas defesas que impediram um resultado pior. Aos 37 minutos do primeiro tempo, Rafael Silva ficou com rebote de cruzamento de Paulinho, escolheu o canto e bateu. A bola só não entrou por conta de uma grande intervenção de Renan. No minuto seguinte, o mesmo Rafael Silva chutou colocado de fora da área e o arqueiro esmeraldino só pode ficar torcendo. Para sua sorte, a bola foi na trave.
No segundo tempo, foi a vez de Renan salvar na bola área. Após boa cobrança de escanteio de Raul Prata, Gabriel Valongo foi no quinto andar e cabeceou no ângulo direito. Renan mostrou impulso, alcançou a bola e impediu mais um gol dos donos da casa. A última grande defesa do goleiro foi aos 28 da etapa final, quando espalmou uma bomba proferida por Macena da intermediária.
Gols perdidos
O Goiás teve chances para se recuperar, mas perdeu muitos gols, especialmente no primeiro tempo. Quando o jogo estava sem gols, Walter deu um lindo passe para Léo Gamalho, que saiu na cara gol, tocou de três dedos e acertou a trave direita de Diogo Silva. No rebote, o próprio Walter concluiu, contudo, exagerou na força e desperdiçou a chance de anotar.
Depois de estar atrás no marcador, foi a vez de Felipe Saturnino desperdiçar boa chance. Porém, o lance mais impressionante de todos foi aos 39 minutos da primeira etapa. Walter,em impedimento, recebeu livre na área, tocou entre as pernas de Diogo Silva e só não saiu para comemorar porque o zagueiro Everton chegou com velocidade e tirou em cima da linha, evitando o empate.
No fim do primeiro tempo, foi a vez do goleirão do LEC salvar. Em três oportunidades, em chutes de Léo Gamalho, David e Alex Alves, Diogo Silva realizou ótimas defesas e segurou o zero no placar do rival. Para findar a seção de gols perdidos, Alex Alves, logo no início do segundo tempo, apareceu livre na área, mas finalizou muito mal e mandou para longe.
Com dez, a última chance
Aos 26 minutos da etapa complementar, o zagueiro Felipe Macedo deixou o campo com dores no pé, deixando o Goiás, que já tinha feito todas as alterações, com dez em campo quase até o final do jogo, pois, aos 39, Everton foi expulso. O defensor do Luverdense parou com falta a arrancada de Carlos Eduardo e, por um centímetro, não cometeu pênalti.
Na última chance de capitalizar e empatar a partida, o ídolo Walter cobrou a falta rasteira, com força, mas em cima da barreira. E foi mesmo a última oportunidade. Sem marcar, o torcedor esmeraldino teve que amargar mais uma derrota na Série B.
Ficha Técnica
37ª rodada: Luverdense 1 x 0 Goiás
Data: 18 de novembro de 2016
Horário: 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio Passo das Emas; Lucas do Rio Verde (MT)
Árbitro: Antônio Dib Moraes de Sousa (PI)
Auxiliares: Rogério de Oliveira Braga (PI) e Lucas Costa Modesto (DF)
Cartões amarelos: Alex Alves, Felipe Macedo, Adriano (GOI); Diogo Sodré, Macena, Gabriel Valongo, Douglas Baggio (LUV)
Cartão vermelho: Everton (LUV)
Gol: Ricardo, aos 22’1T (LUV)
Luverdense: Diogo Silva, Raul Prata, Gabriel Valongo, Everton e Paulinho, Moacir, Ricardo, Diogo Sodré e Sérgio Mota (Moacir); Douglas Baggio, Rafael Silva (Macena) e Alfredo (Tozin).
Técnico: Júnior Rocha.
Goiás: Renan; Jhonathan, Alex Alves, Felipe Macedo, Anderson Salles e Felipe Saturnino (Liniker); Adriano, David e Walter; Rossi (Murilo) e Léo Gamalho (Carlos Eduardo).
Técnico: Gilson Kleina