Goiás foi o segundo colocado entre os Estados com o maior índice de cobertura vacinal na Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite deste ano. A meta de imunizar 95% (418.813) das crianças menores de cinco anos de idade no Estado foi atingida. Desde o Dia D, realizado no dia 16, foram aplicadas 437.668 doses, o que corresponde a 99,28% de cobertura vacinal. A campanha contou com 830 postos fixos.

Apesar de alcançar a meta preconizada pelo Ministério da Saúde, a homogeneidade do Estado, que é o total de municípios que atingiram a meta, foi de 78,46%, o que representa 193 cidades. Desde 2007, as coberturas vacinais das campanhas contra pólio têm ultrapassado a meta de 95%. No ano passado, na segunda etapa da campanha, o Estado ficou em 1º lugar nacional.

A gerente de Imunizações e Rede de Frio da Secretaria da Saúde, Clécia Vecci, avalia que o balanço da campanha foi positivo. “Ao atingirmos a meta mantemos o compromisso de erradicarmos a paralisia infantil em Goiás”, afirma. Mais de 300 profissionais de todo o Estado receberam capacitação para a vacinação.

Neste ano a campanha foi reforçada pelo envio de 200 mil torpedos de uma operadora de telefonia celular. As mensagens enviadas aos celulares eram um alerta à prevenção da doença. Clécia explica ainda que as instituições parceiras foram fundamentais para o resultado. “Agradeço as entidades que nos apoiaram como os bombeiros e entidades religiosas. Sem esse apoio seria difícil obter esse desempenho”, finaliza.