A calculadora é fiel aliada ao Goiás nesta reta final do Campeonato Brasileiro. A sete rodadas para o término da competição, grupos de estudo em matemática colocam o time esmeraldino com mais de 92% de chances de subir para a primeira divisão. O cálculo é feito em base com os adversários, campanha da equipe e número de jogos como mandante.

O matemático mais conhecido do futebol, Tristão Garcia, é proprietário do site infobola, que coloca o time esmeraldino com 92%. Já o grupo de estudos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) tem uma visão mais otimista, com 93%. Por fim, o Chance de Gol tem a melhor projeção, com 93,8% de ascensão à elite do futebol nacional. Sobre título, a UFMG e o Chance de Gol colocam o Goiás com apenas 14% de chance.

A sequência do Goiás no Brasileiro é CRB (fora), Avaí (casa), Criciúma (fora), Sampaio Corrêa (casa), Coritiba (fora), Oeste (fora) e Brasil de Pelotas (casa). Para transformar a chance em 100%, o Goiás precisa vencer mais três jogos. Com 62 pontos, o time garante uma vaga na elite do futebol nacional na próxima temporada.

ATLÉTICO E VILA NOVA

Além do Goiás, Atlético e Vila Nova também estão na briga pelo acesso à elite do futebol nacional. Com a derrota em casa para o Sampaio Corrêa, o rubro-negro despencou na projeção e tem apenas 6,6% (Chance de Gol), 11,7% (UFMG) e 10% (Infobola). Já o colorado, que venceu no fim de semana o Boa por 2 a 0, as chances são de 35% (Infobola), 34,1% (UFMG) e 41,1% (Chance de Gol)