Nem nos piores pesadelos esmeraldinos o Goiás começaria a Série B 2012 tão mal. O time goiano foi até Goianinha, no Rio Grande do Norte, para enfrentar o América-RN e sofreu a maior goleada da competição até o momento. O América-RN venceu por 5 a 2, de virada, e assumiu a primeira colocação da competição, já o Verdão é o 18º colocado.

O Goiás saiu na frente, com gol de Junior Viçosa, no inicio do primeiro tempo, mas com o sistema defensivo totalmente desorganizado, não conseguiu conter as investidas do time da casa. O América-RN conseguiu grande parte dos gols a partir de lançamentos de longa distância. O primeiro gol foi marcado por Júnior Xuxa, o atacante Isac virou e ampliou. Lucio deixou dois, um na primeira etapa e outro no segundo tempo.

O Verdão volta a campo na próxima quarta-feira (23) contra o São Paulo, pelas quartas de final da Copa do Brasil. A equipe esmeraldina perdeu o primeiro jogo por 2 a 0. Na Série B o time só joga na terça-feira (29) contra o Ceará, fora de casa. O América-RN enfrenta o Avaí, também no dia 29.

 

Goleada

 

O jogo começou melhor que o Goiás esperava, a equipe esmeraldina abriu o placar com três minutos de jogo. Ricardo Goulart recebeu pela esquerda, enxergou Júnior Viçosa entrando, tocou para o atacante, que driblou os zagueiros e chutou de perna esquerda para o fundo do gol. O Verdão conseguiu manter o resultado até os 20 minutos da primeira etapa, mas em 18 minutos sofreu quatro gols.

O sistema defensivo do Goiás sofreu um apagão, aos 20, Wanderson acertou bom passe de longa distância para Júnior Xuxa na entrada da grande área, o meia chutou cruzado, Harlei ainda tocou na bola, mas não evitou o gol americano. A virada veio três minutos depois, com Isac. O atacante recebeu o passe entre a zaga esmeraldina, na intermediária, avançou rumo à grande área, driblou o goleiro e só empurrou para o fundo do gol.

Após a virada o América ganhou ainda mais força e aproveitou todos os espaços dados pela defesa esmeraldina, que estava muito mal articulada. A equipe esmeraldina não conseguia marcar com qualidade e o time mandante acabou ampliando a vantagem, aos 34 minutos, novamente com Isac. O jogador recebeu outro lançamento de longa distância no meio da defesa esmeraldina, o jogador dominou, saiu na frente dos zagueiros, invadiu a área e deslocou o goleiro Harlei e marcou o terceiro gol americano.

O América-RN continuou atacando e levando perigo, teve até um gol anulado. Aos 38, Isac lançou Lúcio, o jogador ganha da zaga esmeraldina e chutou por cima de Harlei ampliando a vantagem.

Tudo definido

A segunda etapa começou como no primeiro tempo, com o América marcando gol. Aos 5 minutos, a equipe emplacou um contra-ataque pela esquerda, o meia Júnior Xuxa dominou e deu bom passe para Lúcio que marca mais um gol na partida.

O América continuou atuando bem e atacando, a equipe esmeraldina não tinha nenhum poder ofensivo. Enderson Moreira colocou Netinho e David em campo e retirou Ricardo Goulart e Bruno Colaço, no primeiro tempo já havia trocado Thiago Humberto por Wallinson. As substituições não surtiram nenhum efeito.

A única jogada de perigo da equipe esmeraldina ocorreu aos 24, quando Netinho cobrou falta da intermediária e a bola explodiu no travessão. Com o jogo nas mãos, o América só administrava.

Aos 39, Thiago tocou a mão na bola dentro da área e o juiz marcou pênalti para o Goiás. O zagueiro Rafael Tolói cobrou e marcou o segundo gol esmeraldino, o jogador sequer comemorou o gol.

FICHA TÉCNICA AMÉRICA-RN 5 X 2 GOIÁS

Local: Estádio Nazarenão, em Goianinha (RN)
Data: 19 de maio de 2012, sábado
Horário: 16h20 (de Brasília)
Árbitro: Francisco de Assis Almeida Filho (CE). Assistentes: Arnaldo Rodrigues de Souza (CE) e Marcos da Silva Brígido (CE)
Cartões amarelos: Cleber, Lúcio, Isac, Nata, Júnior Viçosa (América-RN); Rafael Tolói, Harlei (Goiás)
Gols do América-RN: Isac (2), Junior Xuxa, Lúcio (2); Gol do Goiás: Júnior Xuxa

GOIÁS: Harlei; Vitor, Ernando, Rafael Tolói, Bruno Colaço (David); Marcos Paulo, Thiago Mendes, Ricardo Goulart (Netinho) ,Thiago Humberto (Wallinson); Junior Viçosa e Rychely.
Técnico: Enderson Moreira

AMÉRICA-RN: Dida; Norberto, Cléber, Edson Rocha e Wanderson; Ricardo Baiano, Nata (Thiago), Fabinho e Júnior Xuxa; Isac (Soares) e Lúcio (Pingo).
Técnico: Roberto Fernandes